Comercialização abaixo da registrada em dezembro ocorre com escassez de insumos e componentes, aponta a entidade.

O licenciamento de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil em janeiro recuou 38,9% na comparação com dezembro e despencou 26,1% sobre o primeiro mês de 2021, para 126,49 mil unidades, informou a associação de concessionários Fenabrave.

“O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, devido aos baixos estoques das concessionárias, em dezembro, e da persistente falta de produtos, ainda provocada pela escassez de insumos e componentes”, afirmou o presidente da entidade, José Maurício Andreta Jr.

Em comunicado à imprensa, Andreta citou ainda dificuldades geradas pela alta dos juros dos financiamentos como um dos fatores que afetaram negativamente a venda de veículos novos no início de 2022.

Em janeiro, todos os segmentos acompanhados pela Fenabrave apresentaram queda nas vendas em relação a dezembro e na relação anual apenas caminhões, ônibus e motos mostraram avanço de 17,3%, 3,3% e 4,5%, respectivamente.

A Fenabrave também citou como motivos para a queda do mercado em janeiro as fortes chuvas que vêm ocorrendo em várias localidades do país, assim como o aumento do contágio das pessoas pela variante Ômicron do coronavírus, que têm provocado queda na visitação de lojas por clientes.

A entidade espera que as vendas de carros e comerciais leves em 2022 cresçam 4,4%, para 2,06 milhões de unidades. A expectativa para caminhões é de expansão de 7,3%, para 136,6 mil veículos, e para ônibus a expectativa é de aumento de 8%, para 19.180 unidades.

Fonte: Agora RN
Foto: AGÊNCIA BRASIL