O condomínio Irmã Dulce II, que faz parte do programa habitacional Casa Verde e Amarela, do governo federal, foi entregue sem água e também sem luz em algumas áreas comuns.

A reclamação é dos moradores, que receberam as chaves dos apartamentos, na cidade de Parnamirim, na Grande Natal, no mês de dezembro passado.

O residencial fica na Rua Santa Ágata, no bairro Santa Tereza. Há reclamação dos moradores ainda sobre a falta de iluminação públicas nos postes da rua em que moram.

A prefeitura de Parnamirim informou que os moradores foram orientados para a administração e síndico solicitarem o registro de convenção no cartório para o CNPJ para firmar contrato com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

Além disso, o município disse que resolveu a falta de luz nos postes na quarta-feira (2). (Entenda melhor mais abaixo).

Falta d’água

Diante da falta de água no empreendimento, muitos moradores precisam armazená-las em garrafas para fazer atividades simples do dia a dia, como tomar banho.

“Eu venho aqui dia sim e dia não para ligar essas torneiras e quando eu chego aqui está zero”, contou a moradora Luzinete Pereira.

Por conta desse probema, os moradores estão tendo que contratar carros-pipas, por R$ 180, para abastecer o condomínio.

“A gente não pode ficar sem água, porque a gente tem criança, tem essa doença [Covid], a gente tem que estar tomando banho, lavando as mãos. Aí sugerimos contratar os carros-pipa. Precisamos muito da água”, lamentou a moradora Késia Nunes.

De acordo com os moradores, para a normalização da água no contrato com a Caern, é necessário ter um CNPJ do condomínio, processo que foi iniciado, mas que demorará pelo menos mais 15 dias.

“A gente recebeu o empreendimento sem a documentação concluída. Foi feita na verdade uma entrega fictícia. Não tinha condições de entrar, só que aí devido a outros aluguéis, as contas chegando, nos vimos obrigados a entrar, mesmo em condições quase desumanas”, reclamou o morador Rafael Macedo.

Falta luz

Nas áreas comuns do condomínio, inclusive nos corredores dos prédios e nos estacionamentos, também falta luz.

Os moradores conseguiram se reunir para conseguir iluminar uma parte interna, mas a parte externa ainda segue “um breu”, como definem.

Na área externa, eles também reclamam da falta de iluminação pública na região, o que prejudica ainda mais a moradia na localidade.

O que diz a prefeitura de Parnamirim

A prefeitura de Parnamirim disse que os apartamentos já são entregues com síndico e administradora constituídas. Esse processo é realizado previamente e os moradores foram orientados para os procedimentos necessários.

O município ainda reforçou que a administração e o sindico têm a responsabilidade de solicitar o registro da convenção no cartório e, então, receber o CPNJ. Segundo a prefeitura, isso já foi realizado e agora aguardam mais 10 dias para uma resposta.

A prefeitura disse ainda que resolveu a iluminação pública dos postes na quarta-feira (2) e que enviou um carro-pipa para ajudar enquanto a água não é normalizada.

Condomínio Irmã Dulce II

O condomínio Irmã Dulce II teve entregue por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no dia 3 de dezembro, 256 moradias para famílias de baixa renda através do Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa, Minha Vida.

O Residencial Irmã Dulce II recebeu R$ 17,3 milhões em investimentos federais para beneficiar mais de 1 mil pessoas com a casa própria.

Os apartamentos têm 47,8 m² de área útil e três módulos de 256 unidades cada, totalizando 768 moradias. O módulo III foi entregue em setembro de 2021.

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi