Caso a federação PT-PSB não seja formalizada a nível nacional, com efeito nos estados e municípios, a relação entre os dois partidos pode ser abalada no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada com exclusividade ao AGORA RN, nesta quinta-feira 3, pelo presidente do PSB Natal, o ex-deputado estadual Frederico Rosado. Ele afirmou que, caso não ocorra a federação, a legenda está à vontade para deliberar quais serão os seus rumos nas eleições de 2022.

“Há um bom entendimento entre PT e PSB e o nosso partido tem dado suporte político ao governo de Fátima Bezerra. Mas, sem coligação, sem federação e sem eventual espaço na chapa majoritária, o PSB tem a liberdade de trilhar qualquer caminho. O PSB conta hoje com mandatos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa e eles serão priorizados”, explicou Frederico.

O presidente do PSB Natal disse que a federação caminha bem, mas alguns entraves impostos pelo PT podem atrapalhar a sua formalização. Para ele, é uma situação parecida com o que aconteceu em 2018, quando o PSB quis apoiar o PT já no primeiro turno, mas o partido da governadora Fátima Bezerra deliberou pela não coligação.

“Em 2018, havia esse desejo no partido, de caminhar com o PT desde o início, mas eles vetaram a nossa presença. Apenas no segundo turno é que foi possível o PSB manifestar a sua vontade. A inviabilização da federação seria como uma repetição de 2018. O PSB sabe do seu valor e isso certamente vai pesar nas decisões futuras”, complementa ele.

Rafael Motta já manifestou desejo de fortalecer parceria com Fátima Bezerra

Frederico Rosado disse que uma das maiores razões para o bom entendimento entre PT e PSB no Rio Grande do Norte está na amizade que existe entre o presidente estadual da legenda, o deputado federal Rafael Motta, e a governadora Fátima Bezerra. E que Rafael já manifestou o desejo de fortalecer essa parceria.

A intenção de formalizar a federação foi deliberada pelo PSB em âmbitos estadual e nacional. Sem a federação, os diretórios voltam a se reunir para decidir como o partido vai se comportar em 2022.

A federação partidária é formada por dois ou mais partidos políticos com afinidade que se unem para atuar como uma só legenda por, no mínimo, quatro anos. Para lançar candidatos ao pleito de outubro, a federação deve ter o registro deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 2 de abril, seis meses antes da eleição.

Fonte: AgoraRN

 Foto: Arquivo Pessoal