O Governo Fátima Bezerra começa a estudar os dados do instituto Seta, primeira pesquisa registrada e divulgada pelo Blog do BG. Na semana passada, foram entrevistados 1.600 eleitores de todas as regiões do RN e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-06152/2022. No âmbito da avaliação do Governo Fátima Bezerra continua dividido. Há um empate técnico entre aprovação de 46% e a desaprovação de 43%, considerando a margem de erro de 2,5%. Outros 11% não souberam avaliar.

No quesito rejeição, entre os nomes estimulados para o Governo do Estado, Fátima Bezerra tem o maior percentual entre todos os pré-candidatos. Quase um terço, ou seja, de 27,3% rejeita a governadora, praticamente mesma soma da rejeição de todos os adversários. O segundo mais rejeitado é o prefeito de Natal, Álvaro Dias, com 10,4%. Ele é seguido por Styvenson Valentim (7,9%), Brenno Queiroga (5,6%), Haroldo Azevedo (3,8%), Ezequiel Ferreira (3,3%) e Clorisa Linhares (2,8%).

No levantamento estimulado, quando apresente nomes para governador, levantamento estimulado, Fátima Bezerra lidera com 37,1%% das intenções de voto. Em seguida aparecem Álvaro Dias, com 14,4%, e Styvenson Valentim, com 10%. O empresário Haroldo Azevedo ainda foi citado por 2,8%, acima da margem de erro amostral da pesquisa. Brancos e nulos somaram 22,4%. Indecisos corresponderam a 9,6%. Mas, quando coloca Ezequiel Ferreira, o senador Styvenson Valentim oscila para 13,3% e o presidente da AL, que não afirmou que será candidato, vem em seguida, já com 10,1%. Fátima oscila para 38,1%. Na pesquisa espontânea, 54,6% não sabe e 9% vota branco/nulo. Fátima conseguiu 25,2% e os demais nomes 11,2%.

Polarização
A estratégia do PT para tentar diminuir o lado que não foi positivo para a governadora Fátima Bezerra é insistir na polarização nacional. No RN, segundo a Seta, Bolsonaro tem 64% de desaprovação e 29% de aprovação. São maiores que os negativos do Governo do PT. Além disso, Lula tem 50,3% de votos na pesquisa espontânea. Metade do povo potiguar vota em Lula cristalizado. Bolsonaro tem 21,4%. Não sabe 19,7% e 3,3% branco/nulo.

Mais lembrados
Os ex-governadores Garibaldi Filho (MDB) e Robinson Faria (PSD) figuraram na pesquisa de deputado federal como mais lembrados. Depois, vieram Beto Rosado e Natália Bonavides (PT) empatados com quase a metade a menos. Mas, esse era um cenário quando apresentava nomes. Pode ser intenção de votos, ou não!

Estadual
Para a Assembleia Legislativa, quando a Seta não apresentou nenhum nome, 78,5% não citaram nenhum candidato ou deputado. 9,2% foi branco/nulo e os nomes foram lembrados a baixo da margem de erro, que era de 2,5%. A deputada Isolda Dantas (PT), por exemplo, aparece em primeiro com 2,2%.

Pernoite
O presidente Jair Bolsonaro depois que percorreu ontem a Praça de Alimentação, no Centro de Caicó, pernoitou no 1º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército. Um ambiente foi organizado para acomodar o presidente da República, sexto a visitar a capital do Seridó na história. Depois das Diretas Já, Bolsonaro foi o primeiro. O último tinha sido o presidente João Batista Figueiredo, ainda da Ditadura Militar.

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir/Agora RN