A assessoria criminal da Procuradoria-Geral da República abriu hoje um procedimento para apurar se houve apologia ao nazismo por parte do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e do apresentador do Flow Podcast, Bruno Aiub, o Monark, durante o programa transmitido nesta segunda-feira (8).

A abertura da investigação foi determinada pelo procurador-geral, Augusto Aras. No programa, do qual participaram Kataguiri e a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), Aiub se disse favorável à existência de um partido nazista no Brasil.

Caso se conclua que houve algum tipo de crime na fala do deputado e do apresentador, a PGR poderá denunciálos – ao STF, no caso de Kataguiri, e à Justiça de São Paulo, no caso de Monark.

Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei“, disse Bruno. “As pessoas não tem direito de ser idiotas? A gente tem que liberar tudo“, acrescentou ao ser questionado por Tabata Amaral sobre os limites que ele estaria ultrapassando. “A questão é: se o cara quiser ser um anti-judeu ele tinha que ter direito de ser“, complementou.

VEJA MAIS: MONARK: Apresentador é desligado do podcast Flow após defender legalização de um partido nazista no Brasil; entenda

No episódio, já excluído do YouTube, Tabata discordou. Ela afirmou que a liberdade individual termina a partir do momento que fere a de outra pessoa.

Já Kim disse que achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando o governo nazista liderado por Adolf Hitler promoveu o extermínio de milhões de judeus e outros grupos.

“O que eu defendo que acredito que o Monark também defenda, é que por mais absurdo, idiota, antidemocrático, bizarro, tosco que o sujeito defenda, isso não deve ser crime”, disse Kataguiri. “Porque a melhor maneira de você reprimir uma ideia é […] é você dando luz naquela ideia, para ela seja rechaçada socialmente e então socialmente rejeitada”…

Diante da repercussão, Aiub pediu desculpas em um vídeo divulgado em suas redes sociais, alegando que estava bêbado e que não defende crimes contra a humanidade.

Kataguiri também divulgou um vídeo em que afirmou que sua fala no programa foi distorcida pela mídia. “Todo mundo na mesa concorda absolutamente em repudiar o nazismo, rechaçar e combate o nazismo. A discussão era: Qual a melhor maneira de combater o nazismo? Não tem ninguém mais pró-Israel dentro do parlamento do que eu.”

Mesmo assim, patrocinadores do podcast repudiaram a fala e encerram contratos. Nesta terça-feira, Monark foi desligado do Flow.

Fonte: Blog do BG

Foto: reprodução/YouTube