No Rio Grande do Norte, um total de 90.741 crianças entre 5 e 11 anos já tomou uma dose de vacina contra a covid-19. O número equivale a 27% do público dessa faixa etária no Estado. O dado foi atualizado nesta terça-feira (8), na plataforma RN Mais Vacina.

O público alvo dessa faixa etária soma 335.093 crianças. Nesta terça-feira, foram aplicadas 6.492 doses nos pequenos potiguares.
Para a Secretaria de Saúde, pelo menos 40% do público alvo já deveria ter tomado a primeira dose, mas apenas 27% das crianças, o que corresponde a 90.741 pequenos potiguares, se imunizou contra o coronavírus. Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, o Estado já enviou aos municípios um montante superior a 200 mil doses da vacina pediátrica. O público total estimado é de 350 mil crianças.
“Entendemos que a garantia do acesso ainda é uma grande dificuldade, porque os pais muitas vezes precisam sair dos seus ambientes de trabalho pra levar essas crianças a serem imunizadas e muitos municípios não abrem ao sábados ou em horário estendido. Estamos na expectativa de que, com o retorno das atividades escolares, e com uma possível portaria conjunta entre a Secretaria Estadual de Saúde e Educação, nós consigamos avançar com essa vacinação,  inclusive com estratégias de vacina nas escolas” explica.
A vacinação nesse público foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021. A aplicação das doses no Rio Grande do Norte começou um mês depois, no dia 16 de janeiro, numa cerimônia simbólica na cidade de São Gonçalo do Amarante.
No público geral, 2,8 milhões de potiguares já tomaram ao menos uma dose de imunizante contra a doença, ou 88% do total. Desse número, 2,4 milhões (77%) já receberam a segunda dose e 926,6 mil (29%) já tomaram a dose de reforço.
Segundo os registros da plataforma RN Mais Vacina, cerca de 200 mil potiguares estão com doses de vacina em atraso.
Novos leitos
O Rio Grande do Norte ganhará novos leitos para atendimento a pacientes com a covid-19. A Secretaria de Estado de Saúde Pública em parceria com a secretaria municipal de Mossoró e o Hospital da Polícia Militar assinaram o Termo de Cooperação de assistência à saúde em regime de urgência e emergência destinada ao combate do vírus SARS COVID-19 e/ou Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Segundo o Poder Executivo estadual, serão 35 leitos abertos até as próximas semanas. Na manhã desta terça-feira (8), a região Oeste tinha ocupação de 87% dos leitos críticos.
Na manhã desta terça-feira (8), segundo o Governo, serão abertos 10 leitos Covid no Hospital da Polícia Militar, em Mossoró. “A abertura dos leitos acompanha o monitoramento que estamos fazendo semanalmente a partir dos dados do Regula RN . Percebemos com o estudo, que a Região Oeste necessita desse suporte neste momento e que está sendo possível a partir da cooperação entre o Estado, Município de Mossoró e o apoio da Polícia Militar”, disse Lyane Ramalho, Secretária Adjunta da Sesap.
Serão 10 leitos instalados e abertos a partir de hoje, mais 20 até o dia 12 de fevereiro e mais cinco em seguida, até o dia 19 de fevereiro.  Para a reunião da abertura dos leitos, participaram 11 (onze) dos 12 municípios que compõem a região. Também apoiaram a agenda no território a II URSAP, Gabinete Civil do Governo, Direção do Hospital Regional, associações e representações sociais.
Atualmente, a região Oeste conta com 46 leitos de UTI Covid em funcionamento. No fim da segunda-feira (7), de acordo com dados do portal Regula RN, todos estavam ocupados. Na manhã desta terça-feira, porém, a ocupação estava em 87%.
Na manhã desta terça-feira, o Rio Grande do Norte tinha média de ocupação de 72,5% dos leitos críticos voltados a atendimentos à população com covid. Às 10h, a fila tinha 25 pacientes com perfil de leito crítico aguardando pela regulação, mas havia somente 22 vagas disponíveis.

Fonte: tribuna do norte

Foto: Magnus Nascimento