John Kirby, porta-voz das Forças Armadas dos EUA afirmou que ‘a cada dia ele (Vladimir Putin, o presidente russo) se dá mais opções, a cada dia fortalece suas capacidades, a cada dia continua desestabilizando o que já é uma situação muito tensa’.

Os Estados Unidos disseram na quarta-feira (9) que a Rússia continua reforçando seu contingente militar na região da fronteira com a Ucrânia.

EUA veem aumento de contingente militar russo
“Continuamos observando, inclusive nas últimas 24 horas, capacidades adicionais que chegam de outras partes da Rússia até a fronteira com Ucrânia e Belarus”, disse o porta-voz das Forças Armadas dos EUA, John Kirby, durante coletiva de imprensa.

Ele não citou números precisos, mas deu indicações que há cerca de 100 mil soldados presentes na região no momento.
“Também vemos sinais de que outros grupos táticos estão a caminho”, afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa americano.

“A cada dia ele (Vladimir Putin, o presidente russo) se dá mais opções, a cada dia fortalece suas capacidades, a cada dia continua desestabilizando o que já é uma situação muito tensa”, afirmou Kirby.

Soldados americanos enviados para ‘tranquilizar’
O porta-voz lembrou que os EUA não têm intenção de realizar nenhuma operação na Ucrânia, país que não é membro da Otan, por isso os primeiros 3.000 soldados americanos enviados para “tranquilizar” os aliados do flanco oriental da Otan começaram a se deslocar para Polônia e Romênia.

Esse contingente teria capacidade de participar de operações de socorro se os cidadãos americanos que vivem na Ucrânia buscassem refúgio nesses países em caso de uma invasão russa, mas isso não deverá ser necessário, afirmou Kirby.

Os EUA afirmaram há algumas semanas que não preveem retirar os militares americanos da Ucrânia como fizeram em Cabul, no Afeganistão, em agosto do ano passado.

O governo americano acusa os russos de estarem se preparando invadir a Ucrânia, apesar de os funcionários americanos acreditarem que Putin ainda não tomou uma decisão sobre se passará ou não à ofensiva.

‘Ameaças não levam a lugar nenhum’, diz Rússia
Os ultimatos e ameaças dos países ocidentais contra a Rússia dentro da crise ucraniana “não levam a lugar nenhum” – afirmou o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, nesta quinta-feira (10).

“Muitos de nossos colegas ocidentais adoram essa forma (de comunicação)”, disse ele, no início de sua reunião em Moscou com sua homóloga britânica, Liz Truss.

Se Londres quiser melhorar suas relações com Moscou, “vamos responder da mesma maneira, é claro, porque não podemos ficar satisfeitos com relações que estão em seu nível mais baixo”, acrescentou Lavrov.

Mas “podemos normalizar as relações apenas com um diálogo baseado no respeito mútuo para encontrar soluções aceitas por ambas as partes”, disse ele.

“Uma guerra na Ucrânia seria um desastre para os povos russo e ucraniano e para a segurança europeia”, afirmou Truss, do governo do Reino Unido.

“Há um caminho alternativo, um caminho diplomático que permite evitar os conflitos e o derramamento de sangue”, disse a ministra britânica.

Exercícios na Belarus
Nesta quinta-feira, os exércitos da Rússia e da Belarus iniciaram um exercício militar de 10 dias em território belarusso.

Os exercícios “acontecem com o objetivo de preparar o país para deter e repelir uma agressão externa como parte de uma operação defensiva”, afirmou o ministério da Defesa russo em um comunicado.

Para o governo a Ucrânia, esse movimento é uma forma que os russos tentam exercer pressão psicológica.

“Consideramos que o acúmulo de tropas perto de nossas fronteiras é um meio de pressão psicológica da parte de nossos vizinhos”, afirmou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O ministério da Defesa da Rússia anunciou que os exercícios militares prosseguirão até 20 de fevereiro em cinco campos militares, quatro bases aéreas e “vários pontos” de Belarus, particularmente na região de Brest, na fronteira com a Ucrânia

Os exércitos russo e belarrusso não revelaram o número de soldados que participam nas manobras, mas o governo dos EUA afirmou que a Rússia pretendia enviar 30 mil soldados a várias regiões de Belarus.

Em um comunicado, o exército russo cita apenas a mobilização de sistemas antiaéreos S-400 na região de Brest.

Encontro entre Macron e Putin
O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, se reuniu na segunda-feira em Moscou com Putin, e no dia seguinte, em Kiev, com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Macron garantiu que o presidente russo prometeu que não haverá uma “escalada” adicional, e Paris afirma que esta visita permitiu “avançar” para apaziguar a situação.

Fonte: G1 Mundo
Foto: AP