O Partido dos Trabalhadores (PT) completa, nesta quinta-feira 10, 42 anos de existência. E para marcar a data, uma nova estratégia de mobilização será lançada. Durante seminário do partido, no início de fevereiro, lideranças explicaram como se dará a formação permanente da militância partidária. E isso, segundo o PT, ocorrerá por meio da criação de milhares de Comitês Populares de Luta, espaços pelos quais a militância poderá se comunicar com a direção nacional, receber capacitação e formação permanente e ser orientada sobre como mobilizar sua comunidade para a defesa de um país democrático e justo.

O secretário estadual de Gestão e Projetos, Fernando Mineiro, que é fundador do PT, comentou sobre estes comitês e disse que o Rio Grande do Norte está se preparando para esta nova fase do PT. “Os comitês são instrumentos de organização que terão papel decisivo na organização da sociedade, combinando a luta social com a disputa eleitoral.

O PT do RN certamente iniciará a organização desses comitês”, comentou Mineiro, ressaltando que os Comitês serão muito mais que simples comitês eleitorais, embora, no tempo certo, respeitando a legislação, eles possam assumir esse papel.

O PT é conhecido por ter uma militância ávida para atuar, pelo formato, percebe-se que os comitês vão permitir, por exemplo, ações coordenadas que serão combinadas e executadas ao mesmo tempo, em todo o país. Dentro da organização existem as secretarias nacionais de Organização, de Movimentos Populares, e de Políticas Setoriais que são responsáveis pelo registro dos comitês e a distribuição de cartilhas de orientação. O objetivo é criar, ainda no primeiro semestre, 5 mil Comitês Populares de Luta, estejam eles organizados em torno de um espaço físico ou em um simples aparelho de celular.

Fernando Mineiro evidenciou que o PT teve e sempre terá uma imensa militância que está fora das instâncias do partido, fora dos diretórios, mas que ergue a bandeira do PT e faz a defesa das pautas da legenda em todo o país.

“Temos 1.607.120 de filiadas e filiados, dados de novembro de 2021 do TSE. São milhões filiados e filiadas em todo o Brasil, que militam em nossas fileiras. Mas temos uma imensa militância anônima, muito maior do que a militância filiada. E é nessa militância anônima que reside a força e o vigor do PT. São pessoas que se identificam com nossas bandeiras ao longo desses 42 anos, que estão ali, nos dando energia para seguir em nas lutas”, declarou.

Outro aspecto trabalhado pelos comitês será o combate às fake News, como o início de um amplo movimento político popular, que, embora estimulado e coordenado a partir da direção nacional, será horizontal e democrático. Será um espaço para estimular a militância petista a não pensar apenas em buscar o voto, mas buscar corações e mentes.

Esses comitês serão permanentes. Serão uma das formas para enfrentar as fake news que constantemente surgem contra o PT e suas lideranças. A pessoa que conhece o vizinho, a vizinha, vai estar desfazendo as mentiras à medida em que elas forem lançadas pela direita nas ruas.

Fernando Mineiro ainda destacou a força do PT como maior partido de esquerda da América. “O PT reafirma posição de maior liderança popular de esquerda da América Latina e assume tarefa de levar adiante uma agenda para o desenvolvimento nacional e de oposição ao governo fascista de Bolsonaro. As avaliações do Governo Bolsonaro estão aí, traduzindo o que o povo acha desse governo. É o governante mais mal avaliado das últimas décadas no Brasil. Um governo que decepcionou quem acreditou nos discursos falaciosos de Bolsonaro e seus apoiadores no Estado. Nosso maior desafio em 42 anos será o de resgatar o Brasil das garras do bolsonarismo”, frisou.

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir/Agora RN