“Bolsonaro e Rogério Marinho estão mentindo em relação ao projeto de integração do Rio São Francisco. Os dados que eles apresentam à sociedade não são verdadeiros, são mentirosos”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, ao repudiar as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL), de que o governo do Rio Grande do Norte impede a conclusão das obras da Barragem de Oiticica por motivações políticas. Ele afirmou que o presidente e o ministro Rogério Marinho (PL) “desconhecem” que, na verdade, a gestão bolsonarista “pegou” as obras de transposição do Rio São Francisco faltando apenas 3,1% para serem finalizadas.

João Maria, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta quarta-feira 9, disse que na realidade, a obra do São Francisco começou em 2007, durante o governo do ex-presidente Lula, seguindo na gestão Dilma Rousseff, quando o PT entregou as obras ao ex-presidente Michel Temer (MDB) com 93,5% de conclusão. Este, por sua vez, encaminhou apenas 3,4% das obras. E coube a Bolsonaro concluir os 3,1% restantes para ser finalizada”, explicou.

Ele disse ainda que, se somadas as gestões do ex-presidente Temer e de Jair Bolsonaro, apenas 7,5% obras do São Francisco foram entregues. “Temer inaugurou a transposição do Eixo Leste, em Campina Grande, na Paraíba. Nesse caso, ficou apenas o Eixo Norte, que é por onde recebemos a água aqui. Então, Bolsonaro, ao longo de todos esses anos, executou apenas 3,1%. Isso é, as obras ainda não estão totalmente concluídas, mas vamos considerar, já que eles dizem que chegou a 100%. Mas, falta ainda a execução do portal, que é por onde vai entrar as águas. Não tem nada. Não tem essa obra aqui no Estado”, ressaltou.

De acordo com o secretário, o presidente e o seu ministro liberaram as águas na Barragem de São Gonçalo, na Paraíba, mas ainda falta chegar ao Rio Grande do Norte. E usa esse fato com viés político, visando as eleições.

“Bolsonaro recebe orientação de Rogério Marinho para divulgar obras no Nordeste e, principalmente, aqui no RN, para poder promover as ações de governo. Agora, o presidente precisa ser honesto com os dados. Não pode dizer que executou 46%, como o ministro vem dizendo na imprensa. Falando que o governo de Lula e Dilma tinham deixado somente 56%, e o restante eles fizeram. Isso não é verdade”, desabafou.

Segundo João Maria, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) possui relatórios em que constam os dados e gráficos referentes ao projeto de integração do Rio São Francisco e, nesses arquivos, está “claro” o quanto da obra foi “pego” pela gestão de Jair Bolsonaro e o total que foi executada até agora e, portanto, “não tem como mentir o que está no documento do ministério”, enfatizou.

Oiticica

Sobre as acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro, afirmando que a Barragem de Oiticica, na região do Seridó, não foi concluída por motivações políticas da governadora Fátima Bezerra, o secretário explicou que, “na realidade, o que ele está tratando é sobre as comunidades que mora na bacia hidráulica. Nós precisamos fazer o reassentamento dessas pessoas, que vivem na bacia, para em seguida, podermos fechar a barragem, sob pena dessas pessoas terem suas casas inundadas”, ressaltou.

“Todas as vezes que o ministro Rogério vem ao Estado, passa essa informação para o presidente, de que o governo Fátima não fechou a barragem. Mas, ele esquece de dizer que o governo do Estado, com toda a responsabilidade, está realizando primeiro um assentamento para essas famílias, para realocá-las, e depois fazermos o fechamento do trecho da barragem, que irá inundar as casas vazias, sem pessoas. Hoje não podemos inundar, porque moram lá uma população de quatro mil pessoas”, esclareceu João Maria.

Ele disse ainda que Fátima Bezerra (PT) está construindo uma pequena cidade, chamada Nova Barra de Santana, para poder concluir as obras da barragem. “Mas, o presidente focou exclusivamente nas 14 famílias da comunidade Carnaúba Torta, que está exatamente no pé da barragem. Para essa população, nós construímos 16 residências, para transferir essa população e, assim, começarmos a fazer o fechamento da barragem. Nós não fecharemos a barragem, enquanto não resolvermos as questões sociais da população que mora próxima a barragem”, finalizou.

“Uma cena patética”, dispara Isolda Dantas

“Além de querer se apropriar de uma obra que encontrou quase finalizada, e ainda assim não concluiu, tem a cara de pau de comemorar um rio que está cheio, não com as águas do São Francisco, mas com água de chuva. Nada poderia ter mais a cara desse governo”, desabafou a deputada estadual Isolda Dantas (PT).

Segundo Isolda, “inaugurar uma obra inacabada em busca de lucrar eleitoralmente. Usar a máquina pública para benefício eleitoral. Mentir. Mas, isso não funciona, porque Bolsonaro não conhece nada sobre o Nordeste, mas o Nordeste sabe quem é Bolsonaro. E o povo do Rio Grande do Norte sabe também, quem são seus ministros: o ministro do desemprego, carrasco dos trabalhadores e o playboy, filho do pior governador da história do RN. É o palanque do inominável, com o sem voto e o filho do inelegível”, pontuou.

Fonte: AgoraRN

Foto: Divulgação