O jornalista mossoroense Bruno Barreto levantou um assunto que vale ser analisado pelos municípios.

Até que ponto vale se criar uma associação de municípios quando essa associação, em vez de lutar pelos municípios, luta por candidaturas, por projetos pessoais que interessam à sua diretoria?

Bruno está ressaltando o papel da Femurn em relação ao piso nacional dos professores criado pelo presidente Bolsonaro sem discutir com ninguém.

Todo mundo sabe que todo mundo sabe que entre os principais adversários de Bolsonaro estão governadores e prefeitos, e estes foram os alvos do presidente ao lançar o reajuste e virar as costas, sem ter responsabilidade nenhuma sobre o assunto.

O prefeito Álvaro Dias, de Natal, disse numa entrevista que deu à 98FM que prefeituras não sobrevivem só pagando salários, mas que a Prefeitura de Natal vai estudar a melhor forma de cumprir a lei.

E o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra disse que Bolsonaro ‘faz caridade com o chapéu alheio’.

Em entrevista na 105 FM, o prefeito de Mossoró criticou o reajuste sem o governo federal ter reajustado os repasses do Fundeb.

“Sabe aquele negócio de fazer favor com o chapéu alheio? O Governo Federal poderia ter dito que iria dar 10, 20, 30, 40% e 100% de aumento, poderia ter dito. Agora repassar o dinheiro”, criticou o prefeito que não negou o pagamento. Sabe que será difícil mas vai tentar encontrar uma forma.

No Rio Grande do Norte os dois maiores municípios se pronunciaram sobre as dificuldades que terão.

Não foi suficiente para a Femurn se pronunciar, nem que fosse pelo menos para dizer que concordava com a Frente Nacional dos Prefeitos, que afirmou que o reajuste de 33,24% definido pelo governo federal para professores da educação básica é “impraticável na maioria das cidades brasileiras”.

Para o presidente da Frente e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), para cada 10% de aumento na folha dessas cidades, por exemplo, existe um aumento de 30% na previdência”.

No Rio Grande do Norte a Femurn segue caladinha.

Fonte: thaisagalvao.com.br