Em meio a negociações sobre reajuste do piso salarial dos professores, as escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte começam nesta segunda-feira (14) o ano letivo de 2022 com aulas em formato presencial.

Segundo a Secretaria de Educação do RN, há cerca de 220 mil alunos matriculados na rede.

As aulas devem ser retomadas nas 615 escolas espalhadas pelo estado, porém pelo menos 10 unidades devem começar o ano letivo com aulas ainda no formato online por estarem em obras. Segundo o governo os serviços devem ser concluídas até o fim de fevereiro.

A volta às aulas foi prevista inicialmente para o dia 7 de fevereiro, mas acabou adiada em uma semana por causa de uma alta de casos de covid-19 no final de janeiro, entre profissionais da rede pública estadual. Foram mais de 2,8 mil afastados.

Nesta segunda-feira (7), já havia aulas na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Natal. Mas a Escola Estadual Floriano Cavalcanti continuava sem alunos. Algumas escolas não tiveram aulas por causa do impasse e da ameaça de início da greve dos professores.

O retorno às aulas ocorre em meio às negociações entre governo e sindicato dos trabalhadores em educação sobre o piso nacional dos professores, reajustado pelo governo federal em 33,24%.

A última proposta apresentada pelo governo do estado aos servidores era de pagar em março o aumento de 33,24%, com retroativo a janeiro e fevereiro, para os professores no início de carreira – para que ficassem dentro do piso nacional.

Já os profissionais que ganham acima do piso receberiam 13% a partir de março, com novas parcelas ao longo do ano.

A proposta não foi aceita pelo sindicato e o governo tirou o documento de pauta. A primeira proposta apresentada também era de reajuste de 13%, mas para toda a categoria.

Segundo o secretário estadual de educação, o impacto do reajuste de 33,24% supera R$ 1 bilhão na folha salarial do estado. Além de buscar garantias paga o pagamento, ele também afirma que o governo também consultou o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Contas em relação às limitações que ocorrem em ano eleitoral.

Mais uma rodada de negociações é prevista para esta segunda-feira (14).

Fonte: G1

Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi