A ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, continua filiada ao PP do deputado federal Beto Rosado e agora integra a Executiva Estadual da sigla, como uma das três vice-presidentes. Depois do veraneio em Tibau e ouvindo os ventos do Oeste Potiguar, Rosalba observa o congestionamento de deputados estaduais em Mossoró e região. Além da reeleição da deputada Isolda Dantas, as candidaturas do vice-prefeito Fernandinho da Padaria, a ex-deputada Sandra Rosado, o empresário Jorge do Rosário, os vereadores Zé Peixeiro… Também é da cota do prefeito Allyson Bezerra outro nome de Mossoró no tabuleiro eleitoral. A primeira-dama Cinthia Pinheiro é vista como pré-candidata à deputada estadual, um auxiliar do Palácio da Resistência ou até mesmo um vereador.

Nas últimas eleições estaduais, em 2018, Mossoró registrou mais de 20 candidaturas para cargos de deputado estadual, deputado federal e de vice-governador. Sem mandato desde 1º de janeiro deste ano, Rosalba Ciarlini precisa ser candidata para continuar a sua carreira política. Ela foi prefeita quatro vezes, governadora e primeira mulher senadora pelo Rio Grande do Norte, e nas eleições deste ano, tentará novo cargo eletivo.

A princípio, Rosalba seria candidata à deputada estadual, mas pesquisas recentes podem redirecionar o projeto. Mossoró anda muito congestionada para a Assembleia Legislativa. Rosalba, porém, ainda não admite, de público, uma candidatura em 2022. Não divulgou apoios de prefeitos e lideranças para a Assembleia Legislativa. As grandes forças estão ocupadas. Com essa análise, ela toparia ser indicada suplente de senadora, de olho que qualquer nome como o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) ou o ministro Rogério Marinho (PL) eleito senador, concorreria ao Governo do Estado em 2026. Como a própria Rosalba fez em 2010. Ela eleita senadora em 2006, foi governadora quatro anos.

Motivo?

As especulações de saída do ex-prefeito Carlos Eduardo do PDT para ingressar no PCdoB surgiram com uma coincidência: a não renovação ainda da comissão provisória do PDT estadual. O fim da vigência era dia primeiro de fevereiro. O ex-prefeito de Natal publicou nas redes sociais que teve uma boa conversa com o presidente nacional Carlos Luppi por telefone. E negou saída do PDT.

Mudança

A esposa do vereador Raniere Barbosa, Karla Veruska, poderá trocar o Avante pelo Pros. As articulações estão avançadas. Karla poderá ser novamente candidata a deputada federal. Existe um interesse por parte do secretário Jaime Calado em construir uma nominata.

Pauta

O STF deve começar a focar a ação que questiona o fundo eleitoral aprovado para as eleições. A inclusão do tema na pauta foi definida pelo presidente da Corte, o ministro Luiz Fux, e será o primeiro grande caso relatado por André Mendonça no Supremo. Os recursos, que inicialmente seriam de R$ 2,1 bilhões, foram fixados em R$ 4,9 bilhões.

Lupa

O MPRN fez operação Acceptio, que apura a emissão de receituários médicos falsos destinados à comprovação de enfermidades para vacinação contra a covid-19 e à retirada de medicamentos em Unidade Básica de Saúde (UBS) em Parnamirim. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no endereço profissional da investigada. Foram apreendidos aparelhos de telefonia celular, pen-drives e documentos. Segunda operação na saúde de Parnamirim.

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir/Agora RN