O América se recuperou bem do tropeço na última rodada da Copa RN, quando não saiu do empate contra o Santa Cruz. Na tarde deste domingo, atuando no estádio Edgar Montenegro, a equipe bateu com facilidade o ASSU por 3 a 0. Em mais um dia inspirado, o atacante Thiaguinho marcou dois golaços que somaram no importante resultado e mantiveram a equipe na liderança isolada do segundo turno, o zagueiro Lucas Rex completou o placar.. A equipe comandada por Leandro Sena, que está para receber mais reforços, terá um bom espaço para treinamentos, pois só voltará a campo no próximo dia 6 de março, quando enfrenta o ABC na Arena das Dunas.

A partida no Edgarzão começou movimentada, dentro de duas realidades diferentes, as equipes foram a campo necessitando da vitória e o que se viu foi um jogo com os dois times buscando o ataque. A primeira grande chance foi do América e surgiu com Thiaguinho, que vem se mostrando o jogador mais lúcido do setor ofensivo alvirrubro.
Depois de uma disputa no alto, a zaga tentou afastar da área, mas a tentativa foi sem força e a bola caiu nos pés do atacante americano, que bateu forte e viu o goleiro assuense realizar uma defesaça, isso aos dez minutos de bola rolando.
Mas o Camaleão voltou a pecar na marcação e após receber um belo lançamento de Téssio, Thiaguinho abusou da categoria, tocando por cobertura, na saída de Neto Martins, que já saiu vendido na jogada, sem chance de impedir o primeiro gol americano aos 16 minutos.
Com o gol, o time natalense deu uma arrefecida no ânimo dos jogadores do Camaleão e passou a controlar mais o jogo, com flagrante vantagem no domínio de bola. A equipe americana também enfrentou dificuldade com a situação do gramado, bastante irregular, que não favorecia o estilo de jogo de toque de bola rápido. Com as ligações rápidas passaram a ser realizadas todas com bola pelo alto. 
O ASSU que perdeu o compasso do jogo após sofrer o gol, não conseguia acertar absolutamente nada em termos de ataque, além disso, só conseguia chegar na área americana em lances de bola parada, mas a zaga natalense lavava franca vantagem na disputa dos lances. 
E o América soube se aproveitar da inércia adversária, após mais uma tentativa de Thiaguinho, quando a bola foi desviada para escanteio, na cobrança, o camisa onze jogou a bola para o tumulto, e Lucas Rex desviou de calcanhar, mandando a bola fora do alcance de Neto Martins, fazendo 2 a 0. Assim acabou o primeiro tempo que iniciou com a promessa de um jogo bastante disputado e acabou com a sensação de ter sido um jogo de um time só.
A situação assuense que já era complicada, ficou crítica logo no início do segundo tempo, quando Thiaguinho recebeu passe na entrada da área e acertou um chute certeiro no ângulo (outro golaço) , fazendo 3 a 0, aos 4 minutos.
Depois de ampliar a vantagem e assegurar uma vantagem segura em relação aos assuenses, o Alvirrubro ativou o “modo treino”, controlando a situação com toques de bola precisos, buscando ampliar ainda mais a vantagem, sem dar a menor chance do ASSU criar alguma situação de perigo. E assim conseguiu encaminhar o jogo até o apito final.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Canindé Pereira