General Rocha Lima, oficiais e praças conheceram o Forte dos Reis Magos totalmente restaurado pelo Governo do Estado.

A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta quarta-feira (23), o general Carlos José Rocha Lima, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, acompanhado de oficiais e praças, para uma visita ao Forte dos Reis Magos, que foi restaurado pela administração estadual e reaberto à população no último mês de dezembro.

“Viemos conhecer a história e a cultura do Estado. Estamos aqui com oficiais e praças da Brigada, a maioria do pessoal oriunda de outras unidades da Federação. Estamos obtendo conhecimento e voltaremos com nossas famílias. Isso é importante e até poderemos contribuir com a divulgação deste patrimônio junto aos nossos círculos de amizade, inclusive fora do Rio Grande do Norte”, declarou Rocha Lima.

Acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, Fátima Bezerra disse que é obrigação do Estado cuidar do patrimônio público. “E o Forte dos Reis Magos é uma construção histórica representativa das nossas origens”, declarou.

Desde a reabertura realizada pelo Governo do Estado em 25 de dezembro de 2021, 75 mil pessoas – potiguares, grupos privados, estudantes e turistas – visitaram o Forte dos Reis Magos, equipamento administrado pela Fundação José Augusto (FJA).

Na visita guiada, os militares foram informados sobre os acontecimentos históricos que levaram à construção da Forte pelos portugueses, sobre a ocupação holandesa por 21 anos e detalhes da construção em pedra e óleo de baleia durante período de 30 anos. Também foram informados sobre a engenharia utilizada, posição geográfica estratégica e a localização sobre arrecifes.

Também acompanharam a governadora na recepção aos militares os secretários de Estado Francisco Araújo (Sesed), presidente da Fundação José Augusto (FJA) Crispiniano Neto, diretor da FJA, Fábio Henrique, comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Luiz Monteiro, Danielly Brandão, secretaria adjunta da SETUR, Camila Borges (engenheira da SETUR), Pedro Abech, Coordenador do Forte dos Reis Magos, e Sérgio Wicliff, Coordenador de Obras da FJA.

OBRAS E INVESTIMENTOS
• O investimento na edificação histórica somou R$ 4,3 milhões em recursos estaduais, viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão junto ao empréstimo com o Banco Mundial, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a FJA. A fiscalização foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

• Foram restaurados: paredes e coberturas, pintura, corrimões das escadarias, instalações elétricas e sanitárias, assoalhos.

• Também foram instalados piso e teto novos, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de prevenção e combate a incêndio, readequação da passarela de acesso, das salas de exposição e das lojinhas.

• Além disso, a fortificação dispõe de uma estação compacta para tratar água e esgoto dos banheiros.

• A entrega do Forte integrou um conjunto de obras de reforma e restauro de nove equipamentos culturais do Rio Grande do Norte concluídas na gestão da professora Fátima Bezerra, totalizando investimentos na ordem de R$ 32 milhões.

HISTÓRICO
• A restauração do Forte havia começado ainda em 2018, mas chegou a apenas 3,9% de execução no final daquele ano.

• Devido a erros de planejamento e outras inconsistências, a retomada só foi possível graças a um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.

Fonte: Governo do RN
Foto: Elisa Elsie