O Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira (8) novas recomendações diante da apresentação das tendências e estratégias de controle da Covid-19. O RN conta atualmente com baixa taxa de ocupação de leitos de UTI (29%), além da estabilidade de casos confirmados e diminuição do número de óbitos diários. 

Dentre as recomendações, estão a manutenção do passaporte vacinal, o estímulo à vacinação das crianças de 5 a 11 anos, busca ativa da população que está atrasada em relação à segunda e terceira doses ou que ainda não foi vacinada, além de tornar facultativo, a partir de 16 de março, o uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos, mantendo a obrigatoriedade em espaços fechados ou espaços abertos com grandes aglomerações de pessoas. 
“O comitê analisou todo o cenário, com redução de casos e da procura por leitos, que possibilita o início da flexibilização do uso das máscaras. Mas devemos destacar que a exigência do passaporte vacinal continua, que precisamos avançar na vacinação, seja de pessoas que não foram convencidas da importância da vacinação, seja as pessoas que não procuraram os postos de saúde para tomar a terceira dose, seja os jovens, onde a gente também precisa aumentar essa cobertura”, diz o secretário de saúde Cipriano Maia. 
Durante reunião do comitê, pontos importantes como a segurança da vacina, manutenção dos cuidados coletivos e a vigilância foram norteadores para as novas recomendações.  “Precisamos ainda estar atentos às pessoas com sintomas respiratórios, que tem que ficar em isolamento, se sair para situações extremas, tem que usar máscara. Isso é responsabilidade, é cuidado com o outro, é cuidado com o coletivo. A gente quer que a população tenha consciência de que essa situação confortável precisa ser mantida. E para ser mantida, todos nós, autoridades, profissionais de saúde e população têm que manter essa atitude responsável de se proteger e proteger os outros”, disse o secretário de saúde. 
Recomendações
As recomendações dadas pelos especialistas do Sesap são direcionadas a impedir que o cenário epidemiológico evolua para um quadro de piora. A campanha de vacinação contra a covid deve intensificar a quarta dose para os imunossuprimidos, além de começar a oferecê-la a idosos a partir de 60 anos. Ainda segundo o comitê, instituições de educação básica também podem estimular pais e responsáveis a vacinar seus filhos, implantando pontos de vacinação nas próprias dependências. 
Outra recomendação do Sesap é a retomada de atividades remotas para todos os sintomáticos e pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes, imunossuprimidos etc. A promoção de testagem ampliada de todos os sintomáticos e testagem populacional estratifica também compõem orientações dos especialistas.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento