A depressão é uma doença que aumentou drasticamente nos últimos anos. Infelizmente, o período pandêmico em que vivemos contribuiu para a elevação de tantas doenças da mente como vemos hoje.

Mas além da pandemia, não podemos esquecer que a desnutrição potencializa os riscos das chamadas doenças “não transmissíveis”.

Qual é a relação entre alimentação e depressão?

Nosso organismo é composto de órgãos e sistemas. Para garantir o bom funcionamento de toda essa “máquina” precisamos de nutrientes. Porque são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema imunológico, sistema nervoso e produção de energia, entre outros.

Exatamente por isso, o tipo de comida que come interfere na nossa saúde mental. Na última década, estudos já indicaram que uma dieta equilibrada reduziu as chances de depressão.

Hoje, sabemos que a nutrição correta pode não apenas reduzir riscos, mas também mitigar sintomas depressivos. E há vários estudos que comprovam que a dieta mediterrânea ajuda na prevenção e redução de sintomas depressivos.

Quais alimentos têm efeito antidepressivo?

Frutas e peixes

Frutas e peixes fazem parte do cardápio da dieta mediterrânea, pois a base da dieta é composta por alimentos naturais como:

  • Verduras
  • Peixes e frutos do mar
  • Frutas
  • Verduras
  • Louco
  • Carne branca

Em um dos estudos realizados, foi comprovado que esses alimentos ajudam a diminuir os riscos de depressão.

Por outro lado, alimentos ultraprocessados aumentam as chances de desencadear a doença. Uma vez que são ricos em gorduras e contêm altas doses de açúcares e sal, sem falar nos aditivos químicos usados para prolongar a vida útil ou melhorar o sabor.

Neste estudo, também foi comprovado que dietas baseadas em gorduras, laticínios, cereais refinados, frituras e doces elevam sintomas antidepressivos.

Substâncias: EPA e DHA e Ácidos Graxos Ômega 3

Em relação aos nutrientes, os ácidos graxos ômega 3, EPA e DHA (que são encontrados em peixes e frutos do mar, sendo os peixes gordurosos os mais ricos) melhoram os sintomas de depressão, insônia, ansiedade, sentimentos de culpa e até pensamentos suicidas.

Deficiência de zinco e vitaminas

Encontrado em abundância em leguminosas, nozes, grãos integrais e carnes.  Segundo o estudo, a falta de estoque desse nutriente agrava os casos de depressão. 

As vitaminas também foram analisadas, e concluiu-se que seu déficit aumenta os sintomas da depressão. Entre elas estão vitaminas B3, B6, B8, C e ácido fólico.

As vitaminas B3, B6 e B8 são facilmente encontradas em ovos, carnes, peixes e grãos integrais. A vitamina C, por outro lado, pode obtê-la em frutas e vegetais frescos; enquanto o ácido fólico é encontrado em vegetais, grãos integrais, nozes e ovos.

Fonte: Portal Grande Ponto