Parece clichê, mas eu preciso dizer: dada a importância delas em nossas vidas, um dia é muito pouco para celebrar a mulher.

Eu gostaria de iniciar esta escrita com notícias boas, dignas da magnitude de cada mulher, especialmente a mulher brasileira.

Com muita tristeza, entretanto, eu trago dados que desapontam e fazem desacreditar da humanidade das pessoas. A sociedade precisa evoluir. Muito.

Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e publicado nesta segunda-feira (7) revelou que uma mulher foi estuprada a cada 10 minutos no Brasil em 2021. O relatório ainda apontou que houve um caso de feminicídio a cada 7 horas.

É possível não ficar abismado?

É bem verdade que avançamos no âmbito jurídico nos últimos anos. Existe a Lei Maria da Penha, que abarca diversos tipos de violência, o crime de Feminicídio (aquele homicídio perpetrado em razão da vítima ser do gênero feminino), os crimes contra a dignidade sexual passaram em sua totalidade a ser de ação penal pública incondicionada (a investigação e ação penal ocorrerão por iniciativa do próprio estado, independentemente da vontade da vítima).

Existem normativas. Existe persecução penal. Por que não se para de estuprar, de agredir, de matar?

Nossa luta (me incluo neste rol) é contra um problema estrutural, enraizado na sociedade e que existe desde que o mundo é mundo. A forte cultura patriarcal na historia, a misoginia, o machismo… não são de hoje. Nossa sociedade evoluiu acreditando que a mulher era um objeto que podia ser usado por homens.

Isto NÃO pode mais justificar índices tão alarmantes. Está na hora da sociedade avançar.

E qual pode ser o nosso papel (homens com um mínimo grau de consciência e sensibilidade)?

É preciso parar de normalizar e abominar toda e qualquer conduta, por mais simples que ela pareça.

Repreenda a piada machista, pare de querer controlar a roupa, entenda que a sua companheira tem uma vida e que nela é natural ter amigos e encontrar amigas. Pare de invadir a privacidade (das mais diversas formas que isso pode acontecer). Desconstrua o sentimento de posse: elas não são um objeto.

Eduque seus filhos sobre equidade de gênero. Mostre que não deve haver discriminação e vedação às meninas.

Estimule a independência da mulher: mulher pode ser, sim, o que ela quiser. Ela não precisa depender do homem (dependência que termina sendo uma forma de violência). Ela pode construir a vida dela e não é demérito que ela tenha um cargo ou um salário melhor que o seu (ah, e ocupar um bom cargo não quer dizer que ela precisou se envolver com o chefe).

Pare de achar que você é sempre mais inteligente. Inteligência não é uma condição ligada ao gênero.

Colocou em prática e fez sua parte? Passe a conscientizar. Consciência se constrói a partir de pequenos atos. No todo, eles farão diferença.

É através da conscientização e educação que nossa sociedade irá evoluir. Eu quero viver para ver os dados hoje trazidos serem uma preocupação do passado, e que a maior preocupação da mulher seja a roupa que vai vestir amanhã.

Mulher é sinônimo de força. Está na hora de aprender.

Feliz dia internacional da mulher!