Governadora e comitiva potiguar participaram de reunião com executivos da Latam, em São Paulo, nesta quinta-feira (10).

A governadora Fátima Bezerra e comitiva do governo estadual participaram de reunião nesta quinta-feira (10) com executivos da Latam na sede da companhia, em São Paulo. O encontro teve como principal tema o regime especial de cobrança do Querosene de Aviação, pelo qual as companhias aéreas recebem desonerações no combustível em troca de melhorias na oferta de voos para o estado. Durante toda a semana, representantes do Governo do Rio Grande do Norte realizaram série de reuniões com as principais companhias aéreas para discutir dados de inteligência e os planos para a operação dessas empresas em 2022.

“Vem se mostrando acertada a posição do governo de negociar com as companhias um regime especial de tributação para o querosene de aviação. Isso tem impactos de curto prazo para o turismo do estado, podendo gerar ganhos para vários segmentos da nossa economia”, analisou a governadora.

Além de Fátima Bezerra, estavam presentes a secretária de Turismo, Aninha Costa, o diretor presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Reis, o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, a vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Decca Bolonha, e a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), Michelle Pereira.

Diante do cenário internacional incerto quanto às variações no preço do petróleo, novas rodadas de negociações devem ocorrer com a LATAM e outras companhias nas próximas semanas.

Sírio
A equipe de executivos da Latam e a comitiva potiguar acompanharam uma apresentação feita por Leonardo Seabra, coordenador de Inteligência da Emprotur, na qual foram exibidos dados do Sistema de Inteligência Turística (Sírio) sobre a operação da Latam no Rio Grande do Norte.

Segundo o Sírio, a Latam foi a companhia que mais transportou passageiros para o estado e a que teve a segunda melhor recuperação de voos no RN em comparação com 2019, período pré-pandemia. No 4° Trimestre de 2021, a companhia expandiu sua oferta no RN, aumentando em 6% os números de 2019.

Campanha Latam travels
Durante o encontro também foi anunciada uma campanha cooperada entre a Setur/Emprotur com a LATAM Travels, que deve ser iniciada em abril. A campanha ajudará a promover o Rio Grande do Norte entre os destinos vendidos por essa operadora de viagens.

“O Rio Grande do Norte tem um relacionamento sólido com a Latam, estamos inclusive representados no novo vídeo de bordo da companhia. Acreditamos que conseguiremos chegar a um bom acordo para melhorar a presença da companhia no nosso estado, gerando também benefícios para o turismo e toda a economia potiguar”, analisa Aninha Costa.

Fonte: Governo do RN
Foto: Guia Dantas