Em 2022, além do quase certo apoio do grupo político de Otêmia a Robinson Faria para federal, também já se existe movimentos dentro dos outros grupos políticos da cidade.

Nos últimos meses, o PT do vice-prefeito Prof Toinho e do vereador Eduardo Paz, promoveu alguns eventos que contaram com a presença de Samanda, candidata que tem a simpatia da Governadora Fátima e que muito provavelmente receberá o apoio do vice na cidade de Montanhas. Existe ainda a possibilidade de parte do PT, o grupo ligado ao presidente do partido, Odair do Sindicato, apoiar a candidatura de Mineiro, ex deputado estadual e atual secretário do governo Fátima.

Já o grupo do Prefeito Manoel Gustavo, filiado ao PSB, mas simpatizante do governo Bolsonaro, ainda não manifestou apoio a nenhum pré-candidato a Federal. Nas últimas eleições, Manoel apoiou e recebeu apoio do deputado Rafael Motta, resta saber se os dois caminharão juntos em 2022 ou se o prefeito indicará um novo nome a população do município.

Do Blog 1: Lembrando que, o fato do prefeito e do vice de Montanhas não apoiarem os mesmos candidatos não representa um racha político, Manoel e Toinho seguem juntos e firmes trabalhando por avanços a frente da Prefeitura de Montanhas.

Do Blog 2: Outros grupos que participaram das eleições de 2020 em Montanhas, como o da ex prefeita Letinha e do ex vice prefeito Ramalho não apresentam atividade atualmente na política, dificultando para o blog analisar um possível apoio dos mesmos a alguma candidatura.