A Prefeitura de Natal pretende lançar em breve o edital de licitação para a obra que contempla a construção de um túnel na avenida Alexandrino de Alencar, nas proximidades da avenida Hermes da Fonseca, no bairro Tirol, zona leste de Natal. A mudança deve desafogar o trânsito de pelo menos cinco vias da capital.

De acordo com o secretário adjunto de trânsito, Walter Pedro, a previsão de investimento inicial para construção do túnel é de R$ 25 milhões. “O que vai dizer exatamente o valor da obra é o projeto executivo que estamos aguardando receber nos próximos dias. Ele vai dar o valor real dessa obra e também o prazo de execução”, disse o secretário em entrevista à TV Tropical.

A obra contempla uma trincheira da avenida Alexandrino de Alencar, na altura da Hermes da Fonseca. O objetivo é desafogar o trânsito no local, onde circulam cerca de 60 mil veículos por dia. Além dessas avenidas, a trincheira deve dar mais fluidez ao trânsito nas avenidas Rui Barbosa, Romualdo Galvão e Prudente de Morais.

Ainda segundo o secretário adjunto de trânsito, a obra inclui também botoeiras para travessia segura de pedestres e a instalação de uma nova ciclofaixa. “Interligando a faixa preferencial compartilhada da Prudente de Morais com a da Hermes da Fonseca; será um circuito que os ciclistas poderão fazer tranquilamente interligando as duas principais avenidas da cidade”, explicou Walter Pedro.

A previsão é que, depois de publicada a licitação, a prefeitura inicie as obras até julho deste ano. “A gente estima que uma obra desse tamanho, dependendo do processo construtivo, pode levar de sete meses a um ano e meio. Então queremos ver o projeto construtivo que o projetista vai apresentar para podermos definir o cronograma”, acrescentou.

Fonte: Blog do BG

Foto: Divulgação/STTU