Nesta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene em alusão ao centenário do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A solenidade foi proposta pelo vereador Pedro Gorki e prestou homenagem a 28 nomes, que segundo o presidente do diretório municipal da legenda, jornalista Jan Varela, representam a história da agremiação partidária em cinco gerações de militantes.

“Celebrar o centenário do PCdoB é celebrar a histórica de resistência do povo brasileiro por direitos, liberdade, democracia e dignidade. É reafirmar que permanecem erguidas a bandeira vermelha do socialismo e a bandeira verde e amarela do Brasil”, justificou o propositor, que se diz filiado ao PCdoB desde o nascimento, já que os pais, a advogada Carla Tatiane de Azevedo Santos de Oliveira e o professor e advogado João Maria Oliveira, são militantes do partido desde 2002 e 1988, respectivamente. Eles estavam entre os homenageados na solenidade.

O vice-governador do Estado, Antenor Roberto, filiado à legenda há 40 anos, prestigiou a solenidade. “Quero agradecer ao presidente desta Casa, Paulinho Freire, e aos demais vereadores, pela acolhida. Em um país como o Brasil, sem tradição de partidos longevos, o PCdoB tem uma história auspiciosa, por estar sempre contextualizado com as lutas e necessidades do povo brasileiro”, afirmou.

Para a vereadora licenciada e secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Júlia Arruda, filiada ao partido desde 2020, é justamente com as lutas pelos direitos das mulheres, contra o racismo e por um futuro melhor para os jovens, que ela se identifica com o PCdoB.

O ex-vereador de Natal por três mandatos, George Câmara, foi um dos homenageados. Filiado ao partido desde 1983, ele também ressaltou que o PCdoB se destaca entre os partidos brasileiros pela longevidade e pela amplitude, tendo representação em grande parte do território nacional, com bases nas lutas estudantil e sindical. “É impossível defender uma ideia sem acreditar nela. E não por fanatismo ou paixão, mas sim por convicção”, ressaltou, falando sobre o diferencial dos filiados ao PCdoB.

Entre os homenageados também estavam personalidades bastante conhecidas como a ex-vice-prefeita de Natal (1993/96), Eveline Guerra, militante comunista há 50 anos no PCdoB, e Marcos Dionísio Medeiros Caldas (in memoriam), nome sinônimo da defesa dos Direitos Humanos no Estado, além de figuras históricas do partido, organizado no RN desde 1928, como Alírio Guerra de Macedo (in memoriam), Anchieta Lopes (in memoriam) e Geraldo Assunção (in memoriam), entre outros.

Fonte: AgoraRN

Foto: Veronica Macedo/CMN