O deputado estadual Francisco do PT aproveitou a data de hoje, 22 de março, alusiva ao “Dia Mundial da Água”, para fazer um balanço da atuação do seu mandato em prol da segurança hídrica do Rio Grande do Norte.

Presidente da Frente Parlamentar das Águas (2019-2021), deputado Francisco do PT se inseriu em todas as pautas que tratam sobre o tema, tais como a Transposição do Rio São Francisco, a conclusão da obra da Barragem de Oiticica, construção das adutoras em Equador, São Tomé e Umari-Campo Grande, recuperação da Barragem Passagem das Traíras, retomada e conclusão da rede de abastecimento rural de Jardim do Seridó, dentre outros.

“Garantir a democratização e universalização do acesso água é o que nos move. Ter água farta e de qualidade nas torneiras para matar a sede do nosso povo, bem como garantir a sustentabilidade hídrica para a agricultura e pecuária é a certeza de trilhar o caminho do desenvolvimento com justiça social”, ressaltou o parlamentar.

Francisco do PT é o autor da Lei 10.853/21 que torna obrigatória a implantação de sistema de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais, para fins não potáveis, em edificações e empreendimentos do Poder Público do Estado do Rio Grande do Norte.

Ao longo dos três anos de mandato, o parlamentar destinou emendas para construção de cisternas e apresentou requerimentos de indicação para perfuração de poços artesianos.