O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse nesta terça-feira (22.mar.2022) que a Rússia não descarta o uso de armas nucleares em caso de “ameaça existencial” ao país. Peskov deu a declaração durante entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN International.

“Temos um conceito de segurança doméstica e ela é pública, você pode ler sobre todos os motivos pelos quais armas nucleares podem ser usadas [pela Rússia]. Então, se é uma ameaça existencial para o nosso país, então [o arsenal nuclear] pode ser usado de acordo com esse conceito.”

A ameaça de uma escala nuclear foi posta na mesa pelo presidente russo Vladimir Putin no início de março, quando anunciou a realização de exercícios com submarinos nucleares e mísseis intercontinentais posicionados no Mar de Barents e na Sibéria após Moscou colocar suas forças nucleares em alerta no final de fevereiro.

Juntos, a Rússia e os Estados Unidos detêm 89,7% das armas nucleares do mundo. No total, os 2 países concentram 11.527 ogivas nucleares, sendo 5.977 de Washington e 5.550 de Moscou.

Fonte: Blog do BG

Foto: Reprodução