Universidade diz que adiamento acontece para adaptações, além de recontratação de pessoal, aquisição de alimentos e manutenção de equipamentos. Estudantes recebem bolsa alimentação.

Após mais de dois anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se prepara para retomar as aulas presenciais na próxima segunda-feira (28). Apesar da volta das atividades acadêmicas, o Restaurante Universitário (R.U) ainda passa por adaptações e não será reaberto neste momento.

A instituição suspendeu as aulas presenciais no dia 17 de março de 2020 por conta da pandemia da Covid. Em janeiro deste ano, a universidade confirmou o retorno às atividades presenciais em março.

A UFRN explicou que o adiamento da reabertura do RU ocorre devido a problemas ocasionados pela pandemia, em que novas demandas e protocolos precisam ser seguidos. Segundo a instituição, os trabalhos foram intensificados nos últimos meses.

Entre essas medidas, estão a recontratação de pessoal, a aquisição de gêneros alimentícios e a manutenção de equipamentos – que dependem de liberação por meio de pregões.
De acordo com a UFRN, enquanto não há o retorno do RU, os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica continuarão recebendo auxílio alimentação.

Atualmente, cerca de 1.020 alunos recebem o benefício no valor de até R$ 530, de acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).

O Diretório Central dos Estudantes José Silton Pinheiro(DCE), da UFRN, no entanto, avalia que o auxílio alimentação não consegue contemplar todas as pessoas em vulnerabilidade socioeconômica que eram atendidas pelo restaurante antes da pandemia.

“O RU do Campus de Natal atendia por volta de 3 mil pessoas antes da pandemia. Quando se coloca que não se reabriu o RU agora porque está dando auxílio alimentação, na verdade isso é uma falácia, porque os alunos atendidos são por volta de 1.020, segundo dados oficiais. Mas o RU atendia 3 mil pessoas”, contestou Lorran Silva, coordenador geral do DCE.

“Então como dá pra comparar 1 mil com 3 mil? É insuficiente. Muita gente que está em vulnerabilidade social está de fora desse auxílio alimentação, mas seria beneficiado pela reabertura do RU”, completou.

O coordenador geral do DCE reforçou ainda que esse é um problema que afeta já há alguns anos os campi da instituição no interior do estado.

“Esse é um problema que nós estamos vivendo no campus central, de Natal, mas que já é um problema conhecido dos campi do interior. Os alunos dos campi do interior já convivem com a falta de um restaurante universitário desde que existe UFRN”, disse.

Lorran pontua ainda que o valor cobrado para alunos que precisam pagar pela refeição é alto. Antes da pandemia, o valor era de R$ 8.

Na UFRN, há gratuidade para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. A instituição explica que visando não utilizar os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para subsidiar usuários considerados não prioritários, o preço de custo é aplicado para refeições dos que não se enquadram nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo a UFRN, no último levantamento realizado, as refeições com gratuidade ou valor subsidiado representavam cerca de 90% do total. Dessa forma, os recursos da assistência estudantil são destinados aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Fonte: G1 RN
Foto: Cícero Oliveira/UFRN