O Brasil recebe o chile às 20h30 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (24). A Seleção Brasileira já está classificada para a Copa do Mundo do Catar e lidera a competição Sul-Americana com 39 pontos, quatro à frente da Argentina, segunda colocada no torneio classificatório.

A equipe comandada pelo técnico Tite já se garantiu no Catar com algumas rodadas de antecedência e apenas cumpre tabela nessa reta final de Eliminatórias. Com quatro pontos de diferença para a Argentina, segunda colocada, o treinador brasileiro não poderá contar com jogadores que vinham sendo titulares, caso de Raphinha (com covid-19) e Matheus Cunha (lesionado). Apesar disso, terá o retorno de Neymar, que ficou de fora das duas últimas rodadas em razão de uma lesão.
O técnico brasileiro não fez mistério. Ele revelou que já dúvida sobre Antony, por motivos físicos. O jogador deve ser avaliado ainda nesta quarta, antes do treino, marcado para começar às 16 horas. Se ele for vetado, o técnico pode escalar Rodrygo no ataque da seleção.
“O Antony vai fazer um trabalho específico para ter uma definição da equipe, para ver se ele inicia ou não. Para ser bem transparente, bem claro. Ele vem recuperando de um problema e precisa de uma situação clínica confirmada”, disse o técnico, sem revelar qual é o problema físico do atacante do Ajax.
O time para enfrentar o Chile já está definido. A seleção irá a campo com Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Vinicius Jr. e Neymar.
A partida desta quinta no Maracanã será a última da seleção em casa pelas Eliminatórias, e, muito provavelmente, a última em solo nacional este ano. Com ingressos mais baratos – ou, pelo menos, com preços menos inacessíveis do que em outras épocas – a expectativa é de estádio lotado. Até terça, 42 mil ingressos já haviam sido vendidos. A carga total colocada à venda é de 70 mil bilhetes.
ChilePor enquanto, a seleção chilena está fora até da repescagem para a Copa do Mundo — ocupa a sexta posição, com 19 pontos, dois a menos que o Peru. O time comandado por Martin Lasarte precisa vencer a seleção para continuar na briga por uma vaga no Catar. Além do Brasil, a seleção chilena faz confronto direto contra o Uruguai na última rodada das Eliminatórias.
Outros jogos20h30 – Colômbia x Bolívia20h30 – Paraguai x Equador20h30 – Uruguai x Peru
Tite admite ter conversado com NeymarDe volta à seleção brasileira após perder os últimos jogos por lesão, Neymar foi o principal assunto da entrevista coletiva de Tite nesta quarta-feira, véspera da partida contra o Chile, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. E o técnico admitiu certa preocupação com o jogador, a oito meses do Mundial do Catar. Ele revelou ter cuidados especiais com o atacante, mas evitou revelar o teor de suas conversas com o atleta.
“Aprendi ao longo do tempo e o ‘start’ foi a minha filha socióloga. Ela dizia: igualdade não, equidade, sim. O que um atleta precisa pode ser o que o outro não precisa, são abordagens e correções diferentes porque somos diferentes enquanto seres humanos. Temos uma preocupação geral”, comentou o treinador, ao ser questionado sobre alguma conversa mais pessoal com Neymar.
“Não vou responder à tua pergunta (do jornalista) porque são coisas muito íntimas, de dentro de vestiário, no cunho particular. Eu vou ser direto contigo: se um técnico meu quando eu era atleta pegasse e externasse meus problemas de forma pública eu ia perguntar a ele: por que você não vem falar comigo antes? Faço com os atletas aquilo que eu gostava que os técnicos faziam comigo quando eu era jogador”, afirmou.
As preocupações de Tite se devem à alta exposição do jogador na mídia e nas redes sociais, à responsabilidade em campo por ser a principal referência do time e também à decepcionante eliminação do Paris Saint-Germain da Liga dos Campeões, neste mês. O torneio europeu é a grande ambição do time francês e o atacante brasileiro não ajudou o time a atingir o objetivo principal. “Espero que não afete ele”, concluiu.
Fifa direciona o horário dos jogos da CopaA Fifa vai direcionar o horário dos jogos da primeira fase da Copa do Mundo do Qatar no sorteio que será realizado no dia 1º de abril (sexta-feira da próxima semana), a partir das 13h (de Brasília). A ideia da entidade é de colocar os confrontos em horários atrativos para as transmissões de cada país. É provável, portanto, que a seleção brasileira fuja das partidas das 7h (de Brasília), um dos quatro horários que será utilizado na etapa de grupos da competição. A Federação confirmou também informação antecipada pela coluna na semana passada: as três seleções que ainda não estarão conhecidas ficarão no pote 4, teoricamente o mais fraco, e haverá direcionamento para se evitar times de uma mesma confederação mesmo para aqueles concorrentes não conhecidos. Portanto o Brasil terá menos chances de enfrentar um asiático, já que o quinto da Ásia vai encarar o quinto da América do Sul pela repescagem mundial, em junho. 
Duas possibilidades de direcionamento, ouvidas pela reportagem, que atenderiam os mercados: o horário ideal para um Brasil x Japão seria 10h (de Brasília), meio da manhã por aqui e fim de noite no Oriente. Um Brasil x EUA seria perfeito às 16h, um horário tradicional dos jogos por aqui e tarde ou fim da manhã em território americano, a depender da região — japoneses e americanos ainda não confirmaram vaga no Qatar. Nas duas primeiras rodadas da primeira fase os horários de jogos serão 7h, 10h, 13h e 16h, sempre de Brasília. Para o mercado brasileiro, o das 7h, muito cedo, é ruim. A última rodada os confrontos de cada grupo têm de ocorrer no mesmo dia e horário.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Lucas Figueiredo