O ministro das Comunicações, Fábio Faria (RN), oficializou nesta quinta-feira (24) sua filiação ao Progressistas (PP) em ato na liderança do partido na Câmara.

Faria é deputado federal, mas está fora do exercício para chefiar a pasta desde junho de 2020. Ele era filiado ao PSD desde 2011.

A cerimônia contou a presença do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI); do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); do presidente interino do partido, Claudio Cajado (PP-BA); do líder da bancada na Câmara, André Fufuca (PP-MA), e da deputada Margarete Coelho (PP-PI), entre outras autoridades da sigla.

“Eu entro para somar. Me tenham aí como um soldado. É o partido a que eu chego e que quero ficar. Não pretendo nunca mais sair do PP. Estou ao lado dos meus amigos e muito feliz”, afirmou.

A troca de partido, no entanto, não revela ambições eleitorais do ministro. Ele anunciou em fevereiro que desistiu de disputar o Senado e que permanecerá na pasta das Comunicações.

Faria disputava a posição de pré-candidato – e o apoio oficial de Jair Bolsonaro – com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Nas eleições deste ano, cada estado escolherá apenas um senador.

Crescimento da bancada

Além da filiação de Faria, o deputado Neucimar Fraga (ES) formalizou sua filiação à legenda. Ele também estava no PSD.

“Nós já estamos hoje com 13 novos filiados. Hoje nós estamos filiando dois excelentes parlamentares. O Fábio é um amigo, um companheiro, firme e de luta, sempre com a mente aberta e pensamentos à frente do nosso tempo. Foi uma excelente conquista, um quadro espetacular’, afirmou Lira.

Segundo o presidente da Câmara, o PP ainda filiará de seis a oito parlamentares até o fim da janela partidária, que se encerra em 1º de abril. “Não tenho dúvida que estaremos entre as maiores bancadas da Câmara Federal”, disse.

Nogueira chamou Faria de “irmão” e disse que só é ministro de Estado em razão da articulação de Faria. “Te agradeço muito por esse gesto. A sua chegada ao partido engrandece muito as nossas fileiras”, destacou o chefe da Casa Civil.

Fonte: g1

Foto: Reprodução