Na ocasião, a chefe do executivo estadual ressaltou a importância do compromisso do Estado com a instituição.

Durante a celebração dos 120 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), comemorado nesta terça-feira (29), a Governadora Fátima Bezerra recebeu da instituição, o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria oferecida pela Instituição. O evento aconteceu em Natal e também contou com a posse da nova diretoria do IHGRN até 2025. Pela primeira vez o Instituto Histórico e Geográfico do RN é presidido por uma mulher, a Doutora Joventina Simões Oliveira.

“O momento é de reconhecimento ao valor histórico do Instituto”, destacou a governadora. “Estou me tornando hoje sócia da mais antiga Instituição Cultural do Estado, no mesmo momento em que ela passa a ter como presidenta uma mulher, a Dra. Joventina Simões Oliveira. E em igual importância recebo a mais alta distinção do Instituto, que é a honraria de Doutora Honoris Causa. Um título que recebo com grande alegria e respeito”, reforçou a governadora.

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, fundado em 29 de março de 1902, é considerado a mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte. Diante de toda a contribuição cultural à memória da história do Rio Grande do Norte, durante seu discurso, a governadora afirmou que até junho será celebrado um termo de cooperação entre o Governo do Estado e o IHGRN, para assegurar uma ajuda de custo permanente para a instituição. ” Isso é mais que um compromisso, é uma reparação histórica”, destacou Fátima Bezerra.

A nova presidenta do IHGRN lembrou da importância e responsabilidade do novo cargo e também agradeceu ao ex-presidente e atual vice-presidente, Ormuz Simonette por abrir espaço feminino na instituição. “Muito me alegra ser a primeira mulher a presidir a instituição e nosso primeiro desafio será a abertura do prédio do Instituto Histórico. Levo meu agradecimento especial aos servidores e aos amigos responsáveis e solidários com o instituto histórico. Convidamos a todos a trabalharem pelo seu desenvolvimento, afinal, ajudar o IHGRN é ajudar a cultura potiguar”, destacou Joventina Simões, ao agradecer a confiança em sua gestão.

A sede do instituto, que hoje se encontra fechada para visitação, já promoveu exposições, palestras e outras atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia Norte-rio-grandense. A biblioteca do IHGRN abriga uma coleção de inúmeros títulos e o arquivo registra mais de 400 anos de história local (Período colonial, imperial e republicano). O acervo passa por um processo de manutenção, classificação, catalogação e reorganização.

O título de Doutora Honoris Causa concedido à governadora Fátima Bezerra é o quarto oferecido pelo IHGRN. Já foram agraciados Jurandyr Navarro da Costa, Decano do Instituto Histórico e Geográfico do RN e vice-presidente da academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Maurizelia Sena, Chefe da Reserva Marinha do Atol das Rocas e Roger Chartier, Professor da Université de Sorbonne, Paris, França.

Doação
Neste mês a governadora Fátima Bezerra recebeu do ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Ormuz Simonetti, a doação de 1.700 obras literárias que vão compor o acervo da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC). Assumimos a partir de agora que vamos assinar com o Instituto Histórico e Geográfico um termo de cooperação pelo quanto zelam pela cultura potiguar. Quero agradecer por este momento, que vou guardar para sempre. O RN me acolheu.

Além dos já citados, participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, o secretário de infraestrutura, Gustavo Coelho, Crispiniano Neto, diretor geral e Fábio Henrique, diretor da FJA, Gilton Sampaio, diretor presidente da Fapern e a titular da Semjidh, Julia Arruda.

Também participaram: o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o reitor da UFRN, Daniel Diniz, o deputado estadual Hermano Morais, os vereadores de Natal Nina Sousa e Pedro Gorki, o presidente da Funcarte, Dácio Galvão, e Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras.

Fonte: Governo do RN
Foto: Raiane Miranda