PROMAPE visa a fomentar o debate sobre igualdade e direitos das mulheres para combater e prevenir a violência de gênero no ambiente escolar e em toda a sociedade.

Encerrando a programação do Mês da Mulher, a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), em parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), realizaram, na manhã dessa quarta-feira (30), o relançamento do Programa Maria da Penha vai às Escolas (PROMAPE). A atividade aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, no Bairro do Pitimbú, em Natal, e reuniu cerca de 150 alunos do 2º ano e professores da instituição.

“E o nosso objetivo é que essa discussão não se resuma apenas a um evento, mas que seja permanente, abordando a Lei Maria da Penha e, também, as boas práticas em relação à convivência cotidiana entre meninas e meninos dentro do ambiente escolar e para além dele. Porque a gente precisa defender todas questões que envolvem a formação e a garantia dos direitos das mulheres na sociedade”, defendeu a professora Márcia Gurgel, secretária-adjunta da SEEC.

O PROMAPE foi criado pela Lei nº 10.330\18 e tem o intuito de fomentar o debate, promover campanhas e ações educativas na rede Pública Estadual de Ensino sobre a igualdade de gênero, abordando noções básicas da Lei Maria da Penha, sua importância, avanços e desafios, a fim de desconstruir a cultura machista, criar políticas públicas e prevenir a violência contra a mulher em todos os espaços.

“O machismo é uma questão cultural, e o debate sobre a igualdade de gênero nas escolas deve ser uma prioridade no enfrentamento à violência contra a mulher. Pensando nisso, o Governo do Rio Grande do Norte tem hoje como prioridade ações educativas que possam desconstruir a cultura machista e contribuir para a formação de uma sociedade que respeite e promova os direitos das mulheres, e a ideia é que o PROMAPE tenha um calendário mensal e passe por todas as regiões do estado”, destacou a secretária Júlia Arruda, titular da SEMJIDH.

Para a presidente da Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES), Alana Carolina, um dos maiores desafios no enfrentamento à violência de gênero é encará-la, de fato, como violência. “Em momentos como esse que a gente vê a importância de tomar iniciativas para que a gente possa proteger nossas mulheres, conscientizar os homens e as mulheres para que elas consigam reconhecer as violências e também tomar uma atitude quanto a isso”, disse a representante do movimento estudantil.

O Programa Maria da Penha vai às Escolas conta com a parceria dos órgãos que compõem a Rede de Proteção à Mulher, entre eles a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPERN). “A Defensoria está aberta a parcerias e continuará à disposição de projetos que visem ao combate da violência contra a mulher e enfrentamento à desigualdade de gênero”, finalizou a defensoria Maria Tereza Gadelha Grilo, que cooordena o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nudem).

O ato de relançamento do PROMAPE foi sucedido por uma palestra de Ivanete Santos, que abordou os tipos e ciclo da violência, sinais e o que fazer quando viver ou presenciar um ato de agressão contra mulher. Participaram também do momento: o diretor do CEEP João Faustino, Prof. Jarbas Araújo; a subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEMJIDH, Wanessa Fialho; a subcoordenadora da SPM, Rosa Melo; a subcoordenadora de Articulação Social de Juventude da SEMJIDH, Patrícia Santiago; Suely Marinho, da SEEC, além da equipe pedagógica, alunos e professores da instituição de ensino.

Fonte: Governo do RN
Foto: Carla Cruz