A reforma incluiu nove salas de aula com instalação de aparelhos de ar-condicionado, construção de banheiros, nova copa e cozinha, entre outros ambientes.

A educação do Rio Grande do Norte ganhou mais um reforço nesta quinta-feira (31), com a entrega das chaves da Escola Estadual Nísia Floresta, no município de mesmo nome. O Governo do Estado investiu R$ 2,4 milhões na reforma e ampliação da unidade, por meio do Projeto Governo Cidadão, Secretaria Estadual de Educação e recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial. Os investimentos vão levar mais conforto e dignidade para a comunidade escolar formada por mais de 700 alunos.

“Essa é uma escola importantíssima para o município, que oferece Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, e que está sendo entregue não só reformada, mas também ampliada e em condições decentes para atender toda a comunidade escolar”, destacou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

A reforma incluiu nove salas de aula com instalação de aparelhos de ar-condicionado, construção de banheiros, nova copa e cozinha, refeitório, ampliação da biblioteca, três laboratórios de ciências; física e matemática e informática, além de todos os ambientes necessários ao equipamento, que passa agora a oferecer uma educação de qualidade, com segurança e conforto, além de contar com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria.

A secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, lembrou que a escola foi completamente refeita e que a partir de agora garante a dignidade de um ambiente favorável ao desenvolvimento pedagógico dos estudantes. “O mobiliário está chegando hoje, porque fizemos questão de agilizar esse processo para deixar a escola organizada e pronta para receber a comunidade. Essa escola é uma referência para o município e vai possibilitar aos estudantes e comunidade um ambiente cultural com educação integral aos nossos estudantes”, acrescentou.

As alunas do 2⁰ ano do Ensino Médio, Emily Caroline e Jakelyne Ethlyne, ficaram surpresas ao conhecerem a nova escola onde vão estudar. Durante a reforma, elas tiveram aulas no Centro Paroquial da cidade. “Tive uma surpresa quando entrei aqui, achei tudo grande e espaçoso. Muito diferente das escolas que a gente está acostumada, gostei muito”, disse Emily.

O gestor da unidade, Paulo Mariano, falou que se trata da realização de um sonho e lembrou da importância de cada um na luta pela preservação do patrimônio escolar. “Sabemos da importância da nossa escola, que leva o nome da nossa cidade e da escritora Nísia Floresta. Então lutemos juntos para manter essa estrutura que recebemos de pé”, frisou.

A escola é uma das 40 que foram ou estão sendo reformadas pelo Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, com aplicação de mais de R$ 90 milhões, beneficiando mais de 20 mil estudantes em 32 municípios do RN. De 2019 pra cá, 38 escolas foram entregues, uma terá as obras finalizadas no próximo mês e outra está em processo de relicitação.

Fonte: Governo do RN
Foto: Governo Cidadão