Evento foi realizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafs), com presença da governadora Fátima Bezerra e outras autoridades.

A posse da nova direção da Cooperativa dos Agricultores do Mato Grande (Coopamg), nesta segunda-feira (4), marcou também a expansão do grupo, com adesão de quase 500 trabalhadores e trabalhadoras do campo e apoio do Governo do Rio Grande do Norte.

O evento foi realizado no auditório da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafs), em Natal, com a presença de autoridades.

“Esse momento representa a expansão e o fortalecimento da agricultura familiar, área que temos dado muita prioridade, a começar pela criação da Sedraf (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar), um sonho realizado. Não é uma atividade econômica qualquer; responde a mais de 70% da alimentação saudável do povo brasileiro”, disse a governadora Fátima Bezerra, ao enumerar ações da gestão, dentre as quais: o Programa Estadual de Compras Governamentais (Pecafes); e o programa “Gente do Campo”, convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern).

A governadora também citou o CredMais Agricultura Familiar e os projetos do Armazém do Campo, na Ribeira; e a transformação da Cecafes em Mercado, com o projeto “Lugares de Charme”, em parceria com o Sebrae-RN.

A nova presidente da Coopamg, Livânia Frizon, ressaltou a importância da organização popular no campo: “A gente sabe que produzir não é fácil, mas produzir desorganizado é o maior desafio do agricultor”.

Além de facilitar a venda para o mercado privado e possibilitar a participação nas chamadas do Pecafes, com venda de produtos para o governo; a cooperativa viabilizará a criação de cozinhas solidárias, segundo Livânia, para agregar valor aos produtos.

Ela dá exemplos da batata doce, da comunidade Aracati, em Touros, que as vezes ultrapassa o tamanho de mercado e pode ser usada em chips de diferentes formatos; o tomate, de Pedra Grande, que também tem desperdício, é usado em molhos, extratos, ketchup e tomates secos; a macaxeira sem casca, que é mais facilmente vendida para restaurantes e hotelaria.

“O que não faltam são estruturas pra ser utilizadas pra esse fim. É nossa responsabilidade organizar o Mato Grande, cada assentamento. Temos terras férteis, muita água debaixo do solo e hoje é o menor IDH do estado. Precisamos de organização e infraestrutura. Estamos prontos pra produzir pra não jogar fora”, anuncia Livânia, que, na Cooperativa, conta também com o trabalho do vice-presidente, Francisco de Assis e ainda tesoureiros, secretária e Conselho Fiscal com 3 titulares e 3 suplentes.

Também participaram da cerimônia o secretário adjunto da Sedraf, Lucenilson Ângelo; o subsecretário de Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), David Soares; a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; o diretor da Emater-RN, César Oliveira; a presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Fátima Torres; o presidente do sindicato dos Agricultores Familiares de Pureza, representando os sindicatos do setor, Leonardo Lima; e o chefe Arthur Coelho, que representou a Revista Deguste.

Fonte: Governo do RN
Foto: Elisa Elsie