A Justiça mandou soltar na sexta-feira (1º) dois jovens negros de Diadema, na Grande São Paulo, que estavam presos há um mês, suspeitos de roubar dois carros. A defesa de Luiz César Marques Júnior, de 24 anos, e Gustavo Marques, de 20 anos, conseguiu a revogação da prisão preventiva após o pai dos jovens reunir provas por conta própria.

O roubo de um dos veículos ocorreu na Rua Paquistão, em São Bernardo do Campo, por volta das 18h47, porém, a família alega que no mesmo horário, Luiz e Gustavo estavam em um bar com o pai no bairro Campanário, em Diadema.

O pai dos jovens conseguiu com a ajuda dos moradores do bairro reunir imagens das câmeras de seguranças que mostram o trajeto que eles fizeram até o bar, desde que saíram de casa por volta das 17h59, até o horário em que chegaram no bar às 18h20. Pelas imagens também é possível os dois jovens no local até às 19h30.

Reconhecimento falho

A prisão dos irmãos foi baseada em reconhecimento pelas vítimas. Uma delas reconheceu os dois por causa do tom de pele, uma camisa cinza escura e um boné branco. O pai reuniu imagens de câmeras de monitoramento para provar que os filhos não estavam no momento do assalto.

O advogado dos jovens também denunciou que eles foram colocados ao lado de pessoas muito diferentes no momento do reconhecimento.

“A Justiça precisa parar com isso, a roupa não é base para condenar alguém, procurar investigar mais, olhar pelas pessoas, não pela cor, mas pelo ser humano”, afirmou Luiz para a TV Globo.

“Não escutaram a gente no momento, o que a gente falou eles simplesmente ignoraram. A Justiça precisa parar com isso, a base de roupa não é base para condenar alguém, procurar investigar mais, olhar pelas pessoas, não pela cor, mas pelo ser humano”, afirmou Luiz César Marques Júnior.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 18h47, criminosos assaltaram uma mulher e levaram o carro, um VW/Voyage em São Bernardo do Campo. Ela informou que estava tentando entrar na garagem de casa quando um Ford/Ka parou na sua frente, atrapalhando a passagem, e dois homens desceram do veículo: um de “camiseta escura e boné de cor escura” e o outro de camiseta “cinza-claro e boné branco”, ambos “jovens de pele morena”. O Ford/Ka também tinha sido roubado no mesmo dia em Diadema.

O Voyage tinha rastreador, a vítima informou que voltou para casa e o marido entrou em contato com a polícia enquanto rastreava o veículo. O carro foi encontrado estacionado em frente ao bar em que os jovens estavam.

“Eles já estavam há muito tempo antes bebendo com o pai no bar. Em um determinado momento eles atravessaram a rua para fumar e encostaram no veículo, que já estava parado naquela rua. Como tinha rastreador a polícia militar se dirigiu até o local e se deparou com dois jovens negros encostados no carro. Imediatamente eles efetuaram a prisão dos jovens, não quiseram ouvir ninguém, até porque são dois jovens negros”, afirmou Ewerton Carvalho, advogado da família.

Em nota, a Secretária de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que “o caso foi registrado pelo 3º DP de Diadema. Na ocasião, os suspeitos foram reconhecidos por duas vítimas. O inquérito policial foi encaminhado para análise do Poder Judiciário e, até o momento, não retornou à unidade para novas diligências”.

Fonte: Blog do BG

Imagem: reprodução/TV Globo