Acordo ocorre em meio às negociações do ex-presidente Lula, para atrair apoio dos emedebistas à sua candidatura.

Com a escolha do presidente estadual do MDB, deputado federal Walter Alves, para ser o vice da governadora Fátima Bezerra (PT), o Rio Grande do Norte torna-se o sétimo estado do Nordeste a ter uma aliança entre o PT e o MDB com foco nas disputas eleitorais em outubro. Apenas Ceará e Sergipe ainda estão indefinidos. A aliança já está acertada e a expectativa é que a cúpula do PT no Estado defina uma data oficial para o anúncio da chapa majoritária Fátima governadora e Walter, vice-governador, ainda essa semana.

O nome de Walter Alves foi escolhido após intensas conversas entre os diretórios nacionais do MDB e PT no ano passado, quando os petistas iniciaram as negociações para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tivesse o MDB na sua candidatura à Presidência da República, apesar de o partido ter lançado oficialmente a pré-candidatura da senadora Simone Tebet.

Os diálogos começaram a ser tratados diretamente com a governadora durante a visita de Lula ao Rio Grande do Norte no final de agosto passado. Na ocasião, ele participou de um jantar com Garibaldi Alves Filho (MDB) e Walter Alves, na casa do senador Jean Paul Prates, em Natal. Na época, Lula chegou a sugerir que Garibaldi fosse candidato ao Senado Federal com apoio de Fátima, entretanto, a proposta foi recusada pelo ex-senador.

Aos poucos, o PT nacional retomou a aliança com o MDB, apesar de uma ala do partido ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Entretanto, outros caciques do MDB, como o ex-senador Roberto Requião e o senador Renan Calheiros se posicionaram contra o impedimento.

Em entrevista ao AGORA RN, nesta terça-feira 5, Raimundo Alves, que é chefe do Gabinete Civil do Estado, confirmou que as siglas seguem em articulações. “As direções nacionais dos dois partidos estão conversando, mas ainda não temos definição, e, aqui no Rio Grande do Norte, continuamos dialogando, mas não temos prazo para encerramento”, desconversou.

Segundo Raimundo, as discussões políticas entre a governadora e o deputado federal começaram por ele ser o presidente do MDB no Estado e que não determinaram prazos e o partido não impôs um prazo, “porque ainda temos bastante tempo de acordo com o calendário eleitoral”, frisou.

Lula teria mostrado à Fátima a importância do apoio político eleitoral do MDB para que as eleições deste ano sejam vitoriosas para os petistas no Rio Grande do Norte e também, que a participação de Walter na chapa majoritária seria essencial para esse sucesso.

A definição de Fátima atende a um pedido feito pelo ex-presidente Lula que deseja o MDB em seu palanque apoiando sua candidatura à Presidência da República. O anúncio oficial deverá ser feito pela gestora petista ainda esta semana.

Fonte: Agora RN
Foto: José Aldenir