Em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Suvist) e Coordenação Estadual do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN), organizou um grupo intersetorial para elaborar uma programação a ser implementada ao longo deste mês, com atividades educativas voltadas à prevenção de agravos e acidentes relacionados ao trabalho.

As ações irão acontecer de maneira regionalizada e algumas Regiões de Saúde já iniciaram os trabalhos, como é o caso da 3ª Região de Saúde, que realizou a abertura do Abril Verde na Câmara dos Vereadores do município de João Câmara. Na ocasião, foram realizadas atividades voltadas para trabalhadores da saúde. A programação na 3ª Região compreende, ainda, circuito de palestras nos municípios.

Já a 2ª Região de Saúde, por meio do Cerest Regional de Mossoró, contará com uma programação intersetorial, envolvendo outras secretarias. Em função do impacto da pandemia na saúde física e mental dos trabalhadores dos serviços considerados essenciais, serão realizadas desde atividades educativas até oferta de testes rápidos e vacinas. Haverá também exposição dialogada, com foco na saúde mental, abordando o tema: “O estresse e a saúde do trabalhador da saúde”.

As demais Regiões de Saúde estão finalizando o planejamento das programações. Para fechar o mês, no próximo dia 28, está prevista a realização de um evento no auditório do Ministério Público do Trabalho, envolvendo vários setores da Sesap, em parceria com o Cerest de Natal. Será abordado o tema “Saúde e segurança do trabalhador em tempos de pandemia”, contando com a participação de palestrantes da UFRN, UFPB e da Comissão de Qualidade de Vida do Trabalhador da Sesap.

O evento terá espaço destinado à oferta de práticas integrativas, momento musical e homenagens aos trabalhadores que atuaram no enfrentamento à pandemia, bem como àqueles vítimas de adoecimento e óbitos. Serão convidadas a participar do evento entidades sindicais representantes de diversas categorias profissionais e membros do Conselho Estadual de Saúde, entre outros atores envolvidos.

Fonte: Governo do RN/SESAP