Os dirigentes do União Brasil, PL, PP, PSC, PTB, Patriotas e Solidariedade deverão se reunir provavelmente até o fim de semana para discussão sobre o nome de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT). Pré-candidato a senador, Rogério Marinho comanda as articulações. Foi no início da semana à Brasília, mas já retornou hoje ao Rio Grande do Norte.

Quem conversa com Rogério diz que aliados já começam a sondar o nome do ex-vice-governador Fábio Dantas, que é amigo de Rogério há anos. Mas, hoje o Solidariedade trabalha de público o nome do ex-prefeito de Olho D’Água do Borges, Breno Queiroga. O ex-senador José Agripino, dirigente do União Brasil, não aceita a postulação. A família de Agripino não deve se envolver em candidaturas este ano. O ex-deputado Felipe Maia está focado no mercado de querosene de avião.

Apesar de ter sido sondado, Agripino também já teve conversas com a governadora Fátima Bezerra (PT), de quem foi adversário ferrenho em épocas não tão distantes. Um prazo importante do calendário eleitoral venceu no dia 2 de abril com o fim da janela partidária. Mas as convenções, que definem oficialmente as candidaturas dos partidos, podem ser entre 20 julho e 5 de agosto. Até lá, então vai se levando possibilidades.

Barreira para nanicos
Falar em janela partidária que terminou, as siglas nanicas crescerem e escaparem da cláusula de barreira. A maioria dos partidos que saiu das eleições de 2018 numa situação crítica não aumentou sua bancada ou acentuou a perda de integrantes, de acordo com levantamento com base em informações da Câmara dos Deputados e de dirigentes partidários e parlamentares. Entre as siglas mais ameaçadas estão Patriota, Solidariedade, Pros, o tradicional PTB e até o Podemos, recém-abandonado pelo ex-juiz Sergio Moro.

Expectativa
O vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho das Padarias assinou a ficha do Republicanos. A turma de Abraão Lincoln e Jaime Calado esperam demais da votação do agora “adversário” do prefeito Alyson Bezerra (Solidariedade). Em contas internas, Fernandinho tem aparecido com uma expectativa de 20 mil votos. Se comparar a eleição passada, o deputado federal Beto Rosado não chegou a 17 mil votos em Mossoró, mesmo com a prefeita Rosalba Ciarlini apoiando. Fernandinho não tem grupo forte em Mossoró.

Estando
Parece que a chegada do grupo da ex-vereadora Sandra Rosado ao União Brasil não agradou históricos aliados do ex-senador José Agripino em Mossoró. A ex-prefeita Claudia Regina, anunciou em suas redes sociais que não fica na sigla.

Federação
A turma que faz cálculos na federação PT, PCdoB e PV apostas que elegem até cinco deputados estaduais. Se a conta prosperar o PSDB que juntos os campeões de votos na Assembleia Legislativa de cara faz 12 nomes. A sobra de votos do cociente será sempre de quem juntará mais votos. Então, na federação, os nomes que podem dançar serão os deputados Vivaldo Costa e Eudiane Macedo.

União
Os dirigentes de PSDB, MDB e União Brasil, as siglas que buscam a construção de uma candidatura única do centro democrático, reúnem-se nesta quarta-feira (6) pela primeira vez após o fim da janela partidária. Seus respectivos pré-candidatos à Presidência da República não estarão presentes.

Números
A pesquisa Ipespe divulgada ontem mostra que 54% dos brasileiros avaliam o Governo Bolsonaro como “ruim ou péssimo”. O patamar é o mesmo da última edição da sondagem. 29% avaliam o governo como “ótimo ou bom” — contra 26% da última pesquisa — e 15% classificam a atual gestão como “regular” — contra 19% da última edição. A aprovação de Bolsonaro cresceu, mostra a Ipespe — passando de 31% para 33%. Já a rejeição caiu, de 65% para 63%.A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03874/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Preocupa
O juiz Ricardo Augusto Moura, da 24ª Vara Cível, expediu o mandado de prisão contra o ex-deputado Henrique Alves (PSB) por dívida de pensão alimentícia para com o filho que teve com sua ex-mulher Priscila Gimenez. Acende uma luz amarela na nominata do PSB.

Fonte: Coluna Política Agora RN
Foto: Ivanízio Ramos