Um dos partidos que menos sentirá as novas regras eleitorais vigentes a partir deste ano será o PT. Isso porque o partido possui um plantel de quadros eleitorais e militantes permanente, sendo pouco afetado pela janela partidária e pelo troca-troca eleitoral.

Na eleição para deputado federal no RN, o PT ainda conta com um trunfo: o fenômeno Natália Bonavides, sobre o qual escreveremos semana que vem. Natália é a única candidata, em nossas projeções, que deverá superar facilmente os 100 mil votos em outubro; é a única da qual a análise política potiguar tem concordância plena sobre a reeleição.

Puxado por Natália, o PT é o partido com melhores perspectivas de alcançar uma segunda vaga para deputado federal, obtendo o quociente com relativa facilidade e disputando as sobras com boa vantagem. O quociente para este ano deverá ficar em 207 mil votos para federal.

O PT conta também com Mineiro, quadro histórico do partido, que obteve mais de 90 mil votos em 2018. Mineiro chegou a ser diplomado deputado federal e teve seu mandato posteriormente tomado pelo TSE num imbróglio envolvendo votos sub judice. Seu eleitorado tem se mostrado persistente e fiel ao longo da extensa carreira do ex-deputado estadual. Muito provavelmente, a segunda vaga que o PT deverá conquistar em 2022 será de Fernando Mineiro.

Correndo por fora, está a candidatura de Samanda Alves, atualmente assessora da Potigás. Samanda fez sua carreira política sempre ligada à governadora Fátima Bezerra e espera-se que converta parte do capital político e eleitoral desta para sua candidatura. Prejudica Samanda justamente a imagem de candidata muito atrelada ao governo. Tal imagem pode aumentar o custo político de novas adesões.

O PT disputará as eleições de 2022 e 2024 pela federação formada por ele, o PV e o PCdoB. Estes dois últimos devem apresentar nomes para a chapa federal, a exemplo do vereador Milkley e do suplente de vereador Pedro Gorki. Somados aos demais candidatos petistas, eles têm potencial para dar à chapa algo em torno dos 300 mil votos que garantirão este ano a primeira sobra.

E o PT ainda conta com uma sempre forte votação de legenda, que deverá ser favorecida neste ano pela candidatura de Lula, que reina absoluto no Nordeste. De todas as nossas projeções, a da qual temos a maior segurança é que o PT elegerá dois deputados federais em outubro.

Fonte: Debate Potiguar