Além do VAR, a novidade no clássico que vai decidir o título estadual amanhã, no Frasqueirão, será a arbitragem de Anderson Daronco (Fifa/RS), que vem comandar o último encontro entre ABC x América pelo Campeonato Potiguar. O quadro, por solicitação da diretoria americana, será todo de fora no Frasqueirão e contará ainda com os assistentes: Rafael Silva Alves (Fifa/RS), Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP), o quarto árbitro será Wagner Nascimento Magalhães (Fifa/RJ) e no comando do VAR estará Wagner Reway (Fifa/PB). A despesa que gira em torno de R$ 40 mil será custeada pelo Alvirrubro.

O vencedor, além da conquista do Estadual, vai garantir de forma direta a participação na fase de grupo da Copa do Nordeste e voltar a ter participação nas premiações distribuídas pela Liga, que gira em torno da R$ 1,5 milhão na primeira fase.

O América que esteve perdendo duas vezes no primeiro jogo da final, conseguiu igualar o placar com dois gols de bola parada, depois de enfrentar muita dificuldade em romper a linha de zaga abecedista. O treinador Leandro Sena reconhece que o grupo sentiu um pouco o peso do clássico decisivo.

“A gente não fez um bom primeiro tempo. O grupo sentiu um pouco a ansiedade da decisão, não estávamos concentrados e a equipe do ABC foi superior. No segundo tempo conseguimos equilibrar a situação, conseguimos realizar um jogo forte, como o América está habituado a fazer e acredito, até, que poderíamos ter saído com a vitória. A disputa pelo título segue em aberto”, destacou.

Foi justamente pensando na pressão que a equipe deverá encontrar neste confronto da volta, quando o estádio estará tomado apenas pela torcida alvinegra, que a diretoria resolveu entrar em cena e solicitar à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) um quadro todo da Fifa para tocar os destino da decisão. A medida servirá para dar tranquilidade dentro das quatro linhas, uma vez que todos os envolvidos na arbitragem já estão habituados a encarar pressão dentro dos estádios.

O comandante americano disse que esse segundo encontro decisivo terá o mesmo nível ou até mais de dificuldade dos últimos encontros, por isso os atletas americanos terão de entrar em campo alertas.

“Já esperávamos jogos difíceis nos clássicos, eles vão continuar sendo definidos nos detalhes e agora é recuperar para quarta-feira ir na casa do adversário, fazer um jogo muito forte para que a gente saia vitorioso”, destacou.

Após cinco encontros entre os rivais, Leandro Sena ainda acredita que pode tentar surpreender o ABC e promete aproveitar os dias que antecedem o confronto decisivo para trabalhar bem as jogadas de bola parada, que se mostraram eficientes no primeiro jogo da final e também podem definir o título.

“A bola parada pode ser um detalhe, fazer com que os nossos atletas se recuperem mais rápido para que todos fiquem à disposição e possam fazer a diferença na partida. Já foram muitos confrontos durante o ano e esse conhecimento mútuo dentro de campo é bastante normal”, afirmou.

Série D
Além das questões pertinentes a disputa da final, o América, que estreia no Brasileirão no próximo domingo, dia 17, contra o Sousa-PB, na Arena das Dunas, trabalha para reforçar o elenco e anunciou mais duas contratações ontem: o meia Felipinho, de 24 anos, ex-Velo Clube-SP, onde disputou a Série A2 do Paulistão, mais o lateral direita Everton, de 27 anos, que estava na Portuguesa Santista. Na semana passada o clube confirmou os acertos para o retorno do zagueiro Rômulo, que disputou a Série D do ano passado com a camisa americana, bem como o acerto com o volante Maycon Lucas, de 27 anos. O atleta acumula passagens por Mogi Mirim-SP, Linense-SP, Brusque-SC, Treze-PB, Santa Cruz-PE e recentemente estava no Juventus-SP.

O meio campista Histone, que defendeu o Força e Luz na disputa do Campeonato Estadual também faz parte dessa lista, que deve ser acrescentada de mais alguns nomes até o dia da estreia no Brasileirão.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Divulgação CBF