Equipamento propõe melhorias na saúde pública e meio ambiente, além de novas oportunidades econômicas e sociais para a região.

Durante a agenda na região Seridó, nesta segunda-feira (11), a governadora Fátima Bezerra realizou a entrega do abatedouro municipal de Acari, viabilizado por meio de convênio federal com contrapartida do Governo do Rio Grande do Norte. Unidade recebeu investimento de quase R$ 1,8 milhão em obras e equipamentos.

“Mais um abatedouro que nós estamos entregando, trazendo saúde, qualidade de vida e segurança sanitária para a população. O Governo do Estado, buscando incentivar essa atividade pecuária, zerou o ICMS do abate de animais, que antes era de 18%. Quem vai ganhar com isso, em primeiro lugar, é a população, além da cidade e da região”, disse a governadora Fátima Bezerra. Ela ressaltou o empenho e entrosamento das equipes da Emater-RN, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Regional e da Agricultura Familiar (Sedraf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e do Idiarn.

Os abatedouros têm o objetivo de padronizar e adequar os produtos da agricultura familiar às legislações vigentes, garantindo maior segurança alimentar, sanitária e ambiental. Outro diferencial que esses equipamentos promovem é a agregação de valor ao produto final originário da agricultura familiar, dando oportunidades de acesso a mercados privados ou institucionais, como o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O diretor geral da Emater, Cesar Oliveira, acompanhou a governadora na solenidade e frisou: “essa obra do Governo do Estado, realizada por intermédio da Emater, é fundamental para melhorar as condições de negócios dos pecuaristas de Acari e da região. Vai garantir à população do Seridó o acesso à carne de boa qualidade, certificada pelo Idiarn. Com o abatedouro, abre-se oportunidades de mercado aos produtores, benefícios econômico, social, ambiental e de saúde pública.”

Prefeito de Acari, Fernando Antônio ressaltou que o local possui certificação e serão utilizadas todas as regras e técnicas apropriadas para um abate seguro, do ponto de vista ambiental e sanitário. O equipamento também será destinado a empreendedores de outros municípios da região, como Carnaúba dos Dantas e Cruzeta. “Os produtores desses municípios virão em dias programados em Acari”, acrescentou Fernando Antônio.

O projeto de Unidades de Processamento de Carnes possui como meta pactuada a construção e instalação 11 Unidades Didáticas de Processamento de Carnes. Além de Acari, estão finalizados os abatedouros de Florânia, Angicos, Santa Cruz, Baraúna e Ceará Mirim. Estão em construção os abatedouros de Nova Cruz, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, São José do Seridó e Vera Cruz.

Além dos já citados também participaram da agenda a senadora Zenaide Maia; o deputado estadual Francisco Medeiros; a gestora regional da Emater de Currais Novos, Ana Maria Cordeiro; entre outras autoridades locais.

Fonte: Governo do RN
Foto: Raiane Miranda