Diante de um público de 2.609 torcedores na Arena das Dunas, o América estreou com vitória sobre o Sousa-PB, na Série D do Brasileiro, neste domingo (17). Com baixas importantes, ainda assim a equipe conseguiu conquistar os três pontos, uma vez que quanto maior for o percentual de aproveitamento nos confrontos como mandante, maior serão as chances de classificação da equipe. O América teve uma vitória de 2 a 1 na sua estreia no Brasileirão.

Os gols foram marcados por Araújo e Zé Eduardo, que saiu do banco de reservas na etapa complementar para dar a vitória ao Alvirrubro num lance de muito oportunismo. Doda descontou para os paraibanos.

A equipe potiguar foi para o jogo cheio de modificações. Sem poder contar com Wallace Pernambucano, Allef e William Marcilio, Leandro Sena teve que promover uma série de estreias. Ele mandou para campo Everton, Maycon Lucas, Wermerson e Felipinho, todos estreando com a camisa americana.

Com a bola rolando, o América tratou de dominar o meio de campo e ter a posse de bola. Felipinho se posicionou entre as linhas de marcação do time paraibano e buscava organizar a transição ofensiva do time.

A tática surtiu efeito aos 21 minutos. O América saiu tocando a bola e o passe veio para trás. Araújo ajeitou e mandou um “balaço” para abrir o marcador na Arena das Dunas.

O Sousa tentou responder após largar em desvantagem fazendo o goleiro americano aparecer bem para defender uma falta cobrada por Esquerdinha, jogador marcado pela torcida americana e vaiado o tempo todo quando tocava na bola.

Depois de ver o companheiro acertar um belo chute, Felipinho também tentou de fora da área, obrigando o goleiro Ricardo a se esticar todo para evitar o segundo gol alvirrubro na Arena das Dunas. Esse foi o último lance com algum perigo na etapa inicial.

A segunda etapa iniciou com o time paraibano mostrando disposição de buscar o empate, mas como estava difícil furar o sistema defensivo montado pelos dois treinadores, os chutes de fora da área continuaram sendo as alternativas. Maycon Rangel assustou com uma bola que passou rente a trave.

Não demorou muito para a igualdade ser decretada, depois de uma boa jogada, Maycon Rangel foi derrubado na entrada da área, Doda foi para cobrança e acertou um chute perfeito, no ângulo do goleiro Bruno, que nada pôde fazer para evitar. Isso aos 11 minutos.

Depois disso, o América aumentou o ritmo buscando recuperar o controle da situação em campo, mas a zaga do Sousa levava a melhor no confronto com os homens de frente americanos e afastando o perigo da área.

A alternativa encontrada por Leandro Sena para melhorar a situação foi trocar Maycon Félix por Zé Eduardo, no comando de ataque. Aos 30 os potiguares conseguiram emplacar uma boa jogada, Felipinho cruzou e Wemerson não alcançou a bola que cruzou a sua frente na área.

A vitória em casa em uma competição como a Série D é considerada preponderante para uma equipe brigar por uma vaga na segunda fase, e os potiguares passaram a promover uma forte pressão sob o adversário, que se virava como podia atrás de levar um pontinho precioso para casa. Aos 39, Elvinho tabelou com Zé Eduardo e mandou para o gol, mas o goleiro Ricardo voltou a aparecer bem para manter a igualdade no placar.

A pressão só aumentava antes que aos 46 minutos, Zé Eduardo conseguiu colocar o América novamente em vantagem. Ele recebeu um belo passe de Araújo e antes de colocar a bola para rede teve o trabalho de se livrar da marcação.

Depois disso não houve mais tempo para reação e o América estreou fazendo o dever de casa em Natal. O time natalense volta a campo no próximo domingo (24), para enfrentar o Crato, no Ceará.

Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Adriano Abreu