O lançamento da pré-candidatura de Fábio Dantas a governador teve ausências sentidas, como já dissecou a imprensa ao longo de todo o dia de ontem. Todo mundo da oposição desejava a presença e sentiu falta de Álvaro Dias, José Agripino, Ezequiel Ferreira e General Girão, entre outros nomes.

Mas o interessante a se analisar agora é outro aspecto. Em sentido oposto ao das ausências, uma presença foi muito notada e percebida: a do ex-governador Robinson Faria. Este sim foi para o lançamento, embora o desejo oculto de Fábio Dantas era que o aliado nem aparecesse por lá.

Robinson é uma pedra no sapato. Ter sido vice-governador na gestão de Robinson é um capítulo do passado de Fábio que o prejudica e que já começou a ser francamente explorado pelo entorno da governadora Fátima Bezerra. Pode ser um limitador para o crescimento da candidatura.

Afinal, como estar ao lado do governador que saiu do cargo deixando como herança para a sucessora mais de R$ 1 bilhão em dívidas só com servidores?

Fábio alega ter rompido politicamente com Robinson, mas os movimentos do ex-vice foram muito tímidos, a ponto de as duas imagens ainda estarem muito ligadas e associadas.

Política se faz com discurso e prática. E essa última não foi exercida com vigor por Fábio quando do distanciamento de Robinson.

Diferentemente do PT, que rompeu com Robinson e saiu gritando aos quatro ventos que dali em diante seria oposição, Fábio Dantas permaneceu no entorno do governador, chegando ao ponto de até hoje ensaiar uma defesa da gestão, querendo culpar a conjuntura nacional pelo caos administrativo do Estado.

A ligação entre os dois – Robinson e Fábio – é inevitável. Tanto que ontem Robinson circulou no evento do lançamento da pré-candidatura como “cabo eleitoral”.

Desafio dos 20%
O prefeito Álvaro Dias teria feito chegar a Fábio Dantas uma espécie de desafio. Se o ex-vice-governador alcançar 20% nas intenções de voto, o prefeito de Natal embarca na pré-candidatura. Sem isso, sem chances.

Desculpa esfarrapada
Pessoas ligadas a Fábio Dantas tentaram justificar de toda forma que alguns deputados ou vereadores não estavam presentes no evento de lançamento da pré-candidatura porque tinham “compromissos inadiáveis” em suas casas legislativas (Câmara Federal, câmaras municipais e Assembleia). A desculpa convenceu um total de zero pessoas.

História mal contada
Ora, parlamentares faltam o tempo todo às sessões. Não podiam deixar de comparecer justamente no dia do evento mais importante da oposição nos últimos quatro anos? E, se o compromisso era tão inadiável assim, poderia se encontrar outra data ou horário (como à noite) para o lançamento da pré-candidatura para que todos pudessem estar presentes. Conversa para boi dormir. Os que não estavam presentes não foram porque não quiseram.

Juntinhos
A pré-candidatura de Fábio Dantas conseguiu, veja só, colocar no mesmo palanque dois adversários em Parnamirim: o prefeito Taveira e a ex-vereadora Professora Nilda, que foi derrotada por Taveira em 2020 e que agora será candidata a deputada pelo Solidariedade.

Fotografia do momento
O retrato atual entre os prefeitos das maiores cidades da Grande Natal é o seguinte. Deverão estar com a governadora Fátima Bezerra os prefeitos Paulinho (São Gonçalo), Emídio Júnior (Macaíba) e Jussara Sales (Extremoz). Já com Fábio Dantas, devem fechar Taveira (Parnamirim), Júlio César Câmara (Ceará-Mirim), Daniel Marinho (Nísia Floresta) e Zé Figueiredo (São José de Mipibu).

Reviravolta
A deputada estadual Isolda Dantas continua defendendo que o caminho do PT seja outro nas eleições. Ela é contra Walter Alves (MDB) ser o vice de Fátima Bezerra na chapa da reeleição. Ontem, à 98 FM, disse que, enquanto o partido não votar e aprovar a aliança, “não está nada definido”.

Fonte: Coluna Direto da Redação Agora RN
Foto: José Aldenir