O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) firmaram parceria para levar cursos de qualificação profissional do programa Emprega Mais. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), na sede administrativa da Companhia em Natal, representantes das duas instituições alinharam o cronograma de ações no âmbito do programa, que irá disponibilizar vagas para cursos na área de Construção Civil.

Os cursos serão ministrados na unidade do SENAI Centro de Educação e Tecnologias Flávio Azevedo, a partir do dia 9 de maio. As vagas serão disponibilizadas seguindo os critérios do Programa Emprega Mais, realizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o SENAI Nacional e o Ministério da Economia.

Conforme parâmetros definidos pelo Acordo, a CBTU indicará um número de pessoas que irão participar dos cursos ou pode orientar que essas pessoas efetivem suas matrículas diretamente no SENAI RN.

Na reunião, a diretora do Centro de Educação e Tecnologia Flávio Azevedo (CET-FA), Glória Navarro, e o assessor técnico do SENAI-RN e interlocutor do Emprega Mais, Everton Lopes, explicaram os parâmetros técnicos do programa e a previsão de início das turmas.

Everton Lopes destacou a importância da aproximação entre o SENAI-RN e a Companhia. “A CBTU está entre as 25 maiores empresas contribuintes com o Sistema SENAI estado. A filial de Natal, de acordo com os parâmetros do programa, pode indicar um número significativo de pessoas, que serão atendidas através de cursos de qualificação profissional. O programa presta um serviço relevante à sociedade, pois cria oportunidades de emprego e renda, através da educação”, destacou o interlocutor do Emprega Mais.

Representantes do setor de Recursos Humanos da CBTU, Ysia Braglia e Kléberton Brás, confirmaram a participação no programa, além de articular o atendimento a outras necessidades de capacitação profissional para os empregados da empresa.

Sobre o Emprega Mais

Lançado em 2020, o Emprega Mais é uma iniciativa do SENAI Nacional e do Ministério da Economia para promover o aperfeiçoamento e qualificação profissional de trabalhadores e desempregados, de acordo com o porte das empresas industriais ou contribuintes do Sistema SENAI. O programa busca alinhar as necessidades das empresas por profissionais qualificados com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra para jovens e trabalhadores em geral.

Fonte: Portal Grande Ponto