A executiva estadual do PT se reúne nesta sexta-feira 29, para debater e apresentar o relatório da reunião feita em Brasília, entre Fátima Bezerra (PT), Walter Alves (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Gleisi Hoffmann (PT), que tratou sobre a aliança política entre o PT e MDB no Estado. Essa reunião não tratará sobre a deliberação da aliança entre as legendas.

“Estarão presentes os membros efetivos da Comissão Executiva Estadual do PT. São 16, mais o líder da bancada. Não será deliberado aliança entre o PT e MDB. Será uma reunião exclusiva do PT”, declarou o presidente estadual do PT, Júnior Souto, ao AGORA RN, nesta quinta-feira 28.

Ele disse que o objetivo é “obter o relato detalhado da conversa acontecida em Brasília para darmos início ao debate interno”, sobre como será a aliança entre o PT e MDB no RN. As discussões atendem a um pedido do ex-presidente Lula e da Executiva Nacional do PT que desejam caminhar juntos com o MDB nas eleições de outubro.

Com o aval de Lula, o anúncio será oficialmente feito em breve pela cúpula do partido no RN. “Em nosso cronograma, está previsto a realização de um Encontro de Tática no dia 21 de maio. Esse será um evento para o qual serão designados 240 delegados”, que irão debater os termos e votar sobre a aliança entre as duas siglas.

Antes da votação, previsto para 21 de maio, terá um segundo Encontro, “poderemos decidir em 21 de maio, se tivermos firmado os consensos necessários”, concluiu.

Em Brasília, Lula deu o aval para consolidação da chapa majoritária, onde o filho do ex-senador Garibaldi Filho (MDB) será o vice-governador.

De olho na conjuntura nacional, Lula já demonstrava interesse na aliança do PT com o MDB e PDT. Tanto que, no Rio Grande do Norte, o candidato de Fátima ao Senado Federal é o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir