O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) anunciou a ampliação do horário de atendimento dos Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento ao eleitor e postos de atendimento de todo estado nesta terça (3) e quarta-feira (4), últimos dias para emitir ou regularizar o título de eleitor.

Nesta terça-feira, o horário de funcionamento em todo o RN será das 8h às 17h. Na quarta-feira, o atendimento será das 8h às 18h, com distribuição de fichas, a partir do início do expediente. Antes, o atendimento terminava às 14h.

De acordo com o TRE, a ampliação do horário de atendimento acontece em razão da instabilidade no sistema ELO, verificada nesta segunda-feira (2), e da grande procura nos Cartórios Eleitorais, com registro de filas em Natal.

e-Título

O e-Título, aplicativo do Título de Eleitor, pode ser adquirido nas lojas de aplicativo on-line, para Android e IOS. O download é gratuito e pode ser feito para celulares e tablets.

Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, o aplicativo substitui documento em papel, e portanto, o e-Título pode ser apresentado no dia das eleições.

Biometria

A validação biométrica está suspensa desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19.

Dessa forma, os novos eleitores que emitiram o título de eleitor em papel, ou o aplicativo e-Título, e ainda não validaram a biometria, podem votar normalmente nas eleições 2022.

Eleições 2022

O primeiro turno da votação nas Eleições deve acontecer no dia 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso seja necessário, estão previstos para acontecer em 30 de outubro, último domingo do mês.

Fonte: g1

Foto: Larissa Cavalcante/Inter TV Cabugi