Município recebe melhorias no Hospital, estradas, Bombeiros e infraestrutura para atividades esportivas e culturais.

O Governo do RN continua investindo e firmando parcerias junto aos municípios. Nesta quarta-feira, 04, a governadora Fátima Bezerra recebeu em audiência o prefeito de Assu, Gustavo Soares, vereadores e secretários daquele município.

A Governadora confirmou para a segunda quinzena deste mês o início da reconstrução dos trechos críticos da estrada RN-016, a instalação do posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar no mês de junho e a conclusão da reforma e ampliação do Hospital Regional Nelson Inácio, em outubro.

Fátima Bezerra anunciou que está em processo de licitação a contração de projeto executivo para pavimentação da estrada de acesso ao Santuário Irmã Lindalva e em andamento o processo para doação de terreno do Estado para a prefeitura construir estádio de futebol. Também na área de esportes, a Secretaria de Estado da Educação (Seec) vai realizar o levantamento para os serviços de manutenção no ginásio Arnóbio Abreu.

A prefeitura de Assu ainda solicitou apoio da administração estadual para a realização da festa de São João que é conhecido como o mais antigo do mundo. O prefeito Gustavo Soares disse que este ano, com o arrefecimento da pandemia da Covid-19, a festa será realizada em grande estilo. O Governo do RN apoia o evento com reforço no sistema de segurança, divulgação e apoio ao pavilhão para exposição e comercialização de artesanato.

“O nosso governo escuta, dialoga e firma parcerias para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida. Em Assu investimos no Hospital Regional mais de R$ 10 milhões, implantamos leitos de UTI e agora vamos levar estrutura para realização de cirurgias. Na pandemia optamos pelo modelo de melhorar e fortalecer os hospitais da rede pública e não por hospitais de campanha. O resultado é que hoje temos uma melhor estrutura para atender a população permanentemente”, afirmou Fátima Bezerra, para lembrar: “Assu não tinha UTI, agora tem”.

A Governadora destacou a importância da instalação do Corpo de Bombeiros que irá funcionar com todos os serviços da corporação, resgate, salvamento e combate a incêndios, com veículos apropriados para cada atividade e equipe de sete bombeiros por dia de serviço. Ela citou ainda a importância do apoio ao esporte e à cultura com infraestrutura adequada. “O São João em Assu é tradição e estamos contribuindo para o evento acontecer com grande participação popular, alegria e paz”.

Secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, ressaltou que os municípios precisam instituir os consórcios regionais de saúde para atuar em coparticipação no custeio da infraestrutura da saúde pública e consolidar melhor efetividade no atendimento. Ele informou que as obras no hospital estão adiantadas e que além de cirurgias a unidade poderá contar também com exames de alta complexidade.

No final da audiência o prefeito Gustavo Soares Gustavo Soares declarou: “trouxemos pleitos e fomos bem atendidos em uma reunião muito produtiva. Agradecemos a atenção e estaremos sempre dispostos ao entendimento e a novas parcerias com o Governo”.

O deputado George Soares, que também participou da audiência representando a Assembleia Legislativa, disse que “Assu é a sétima economia do Estado e estamos agora tendo a atenção do Governo com a reforma do Hospital, que era solicitada há 21 anos, já temos UTI que ajudou a salvar mais de 300 pessoas na pandemia, vamos ter a estrada recuperada e o apoio ao São João que é a maior festa popular do município e o mais antigo do mundo”.

Na audiência a Governadora esteve acompanhada também do secretário de Estado da Comunicação, Daniel Cabral, adjunto da Sethas, Adriano Oliveira, subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa Costa, subsecretário de Esportes da Seec, Canindé de França, Diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Monteiro, diretora-geral em exercício do DER, Natécia Nunes. Também participaram a vice-prefeita de Assu, Fabiele Bezerra, vereadoras Elisangela Albano e Sônia Maria, vereadores José Valterlânio, Junior do Trapiá, secretários e técnicos do município.

Fonte: Governo do RN
Foto: Lukas Tanaka