Apesar do sucesso das transações feitas em PIX entre os brasileiros, as funcionalidades PIX Saque e o PIX Troco, que foram lançadas em novembro do ano passado, ainda têm registrado uma baixa adesão. Entre dezembro do ano passado e março desde ano, foram realizadas apenas 290 mil transações das modalidades, de acordo com balanço feito pelo Banco Central do Brasil.

No entanto, é possível observar que os números de operações com as modalidades – sobretudo a de PIX Saque, que movimentou mais de R$ 17,4 milhões no último mês de março – têm sido crescentes desde que foram lançadas.

Com as funcionalidades, os usuários podem fazer saques em estabelecimentos comerciais, não apenas em caixas eletrônicos. A questão é que a oferta destes produtos, no entanto, é opcional e depende de adaptação dos sistemas das lojas.

Segundo o Banco Central do Brasil, atualmente existem aproximadamente 15 mil pontos de atendimento em todo o Brasil que oferecem o PIX Saque e o PIX Troco, entre estabelecimentos comerciais, correspondentes bancários e caixas eletrônicos.

Como encontrar pontos que oferecem o PIX Saque e o PIX Troco

A relação dos postos de atendimento está disponível pelas próprias instituições no formato de Dados Abertos. Os usuários podem ainda encontrar onde as modalidades estão disponíveis por meio de um mapa, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Pay Ventures.

A ferramenta é gratuita e está disponível para quem quiser utilizá-la, com atualizações de duas em duas horas dos caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais e horário de funcionamento.

Basta entrar no site mapapix.com.br, indicar sua localização e o mapa irá indicar os estabelecimentos nas proximidades que oferecem o PIX Saque e PIX Troco.

Fonte: g1

Foto: Reprodução/TV Globo