O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (11/5), que sua primeira ação na pasta será pedir estudos ao governo sobre a eventual privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que é responsável por gerir os contratos da União no pré-sal. As informações são de Metrópoles.

“Meu primeiro ato como ministro será solicitar ao ministro Paulo Guedes, presidente do Conselho do PPI [Programa de Parcerias de Investimentos], que leve ao conselho a inclusão da PPSA no PND [Programa Nacional de Desestatização] para avaliar as alternativas para sua desestatização”, declarou Sachsida.

“Ainda como parte do meu primeiro ato, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”, completou.

Adolfo ainda ressaltou que as medidas têm apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Deixo claro que essa meta, esse objetivo e esse norte foram expressamente apoiados pelo presidente Bolsonaro. Tudo o que estou falando tem 100% de aval do presidente da República”, assegurou.

Por fim, o novo ministro afirmou que pretende aprovar “medidas estruturantes”, com o objetivo de atrair investimento privado. Entre as prioridades para aprovação, estão o projeto de modernização do setor elétrico; de mudança do regime de exploração do pré-sal, de partilha para concessão; e de mudança no sistema de garantias.

Ele também defendeu a privatização da Eletrobras, processo que será julgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na próxima quarta-feira (18/5).

Fonte: AgoraRN

Foto: Igo Estrela