O pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves (PDT) decidiu chutar o pau da barraca. Acossado por provocações de adversários políticos, o ex-prefeito de Natal resolveu reagir em volume máximo às críticas acumuladas de várias figuras, especialmente Rogério Marinho (PL), aquele que deverá ser seu principal opositor na disputa de outubro.

Em entrevista a este Agora RN publicada na edição desta quarta-feira 11, Carlos Eduardo partiu para o ataque severo contra Rogério Marinho, ressuscitando denúncias antigas contra o oponente, rebaixando a pré-campanha para o Senado a um nível deplorável.

Talvez não tenham sido apenas as provocações dos adversários que motivaram a resposta de Carlos Eduardo nesse tom. No mesmo momento em que ele atendia à reportagem do Agora RN, saía uma nova pesquisa que mostrava um cenário de empate técnico entre ele e Rogério Marinho para o Senado, com ligeira vantagem para o ex-ministro.

Outros levantamentos, realizados nacionalmente, mostram ainda um encurtamento da vantagem de Lula para Jair Bolsonaro na disputa presidencial, o que é bom para Rogério, que é afinado com o atual presidente. Analistas atribuem parte do crescimento de Bolsonaro a entregas realizadas justamente por Rogério quando era ministro do Desenvolvimento Regional.

Seja por essas ou outras razões, a verdade é que Carlos Eduardo partiu para o tudo ou nada e, no meio do caminho, acabou manifestando certo açodamento em atacar Rogério Marinho. O ex-prefeito aplica a pecha de “corrupto” ao ex-ministro com base em acusações realizadas há cerca de 20 anos, mas ignora que não há condenações judiciais contra o adversário. A Justiça, que dá a palavra final sobre o assunto, ainda não condenou Rogério, e nem há garantia que o faça.

As declarações de Carlos Eduardo denotam que a campanha eleitoral, que ainda nem começou, deve ter altos níveis de adrenalina.

E quem bate também pode apanhar. Já ao longo do dia desta quarta-feira, circulou pelo WhatsApp a primeira página do Agora RN de uma edição de abril de 2018, quando o jornal trouxe elementos de uma delação premiada que envolvia o então prefeito Carlos Eduardo também em um suposto esquema de corrupção, assim como Carlos tentou fazer com Rogério Marinho.

Além disso, o ex-prefeito, que diz ter uma biografia limpa, corre riscos de ficar inelegível já para as próximas eleições, caso a Câmara Municipal siga parecer do Tribunal de Contas e reprove prestações de contas apresentadas por ele enquanto prefeito. O assunto é acompanhado de perto por aliados de Rogério e por vereadores que não têm tanta simpatia por Carlos Eduardo.

É. Pelo visto, a tampa da esgotosfera foi aberta. Apertem os cintos. Ainda faltam dois meses para a campanha começar.

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir