O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (16) que o país votará contra a entrada da Finlândia e da Suécia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). As nações, próximas geograficamente à Rússia, desejam uma adesão rápida após a invasão russa à Ucrânia.

“Não diremos ‘sim’ aos países que aplicam sanções à Turquia para a organização de segurança Otan”, declarou Erdogan à imprensa.

Para que um novo país seja aceito na Otan, é preciso que os 30 Estados participantes da Aliança Militar aprovem a candidatura. Desta forma, a posição positva da Turquia é determinante para que Finlândia e Suécia consigam entrar no grupo de defesa internacional.

De acordo com autoridades turcas, tanto finlandeses quanto suecos abrigam terroristas em seus países, se referindo aos curdos do PKK, vistos oficialmente como extremistas também pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Norte-americanos divulgaram na última sexta-feira (13) que buscarão entender o posicionamento da Turquia para o provável veto à Suécia e Finlândia.

Do lado russo, o presidente Vladimir Putin afirmou que o fim da neutralidade militar da Finlândia seria um “erro”, em uma conversa por telefone com o colega finlandês Sauli Niinistö.

“Vladimir Putin destacou que o fim da política tradicional de neutralidade militar seria um erro, pois não há nenhuma ameaça para a segurança da Finlândia”, afirmou o comunicado do Kremlin divulgado no último sábado (14).

Fonte: AgoraRN