A alpinista Antonina Samoilova, de 33 anos, chegou ao topo do Everest na última quinta-feira. A ucraniana levou consigo uma bandeira do seu país e afirmou que a conquista é dedicada “a todos os ucranianos, a todos os guerreiros, voluntários e a todos os que foram afetados por esta guerra severa”.

Antonina integrou uma expedição chamada de 14 Peaks Expedition. Com ela, também estava o lituano Stanislovas Vyšniauskas, que também apoia a causa ucraniana.

“Acho que a bandeira ucraniana deveria estar voando sobre a montanha mais alta do mundo. Especialmente este ano! Como símbolo de invencibilidade de espírito, fé inabalável e espírito nacional”, escreveu Antonina, antes de partir para a escalada.

“Para mim o Everest é um grande desafio. Mas vou colocar todas as minhas forças para levar a bandeira ucraniana ao cume”, acrescentou a alpinista.

A 14 Peaks Expedition também contou com 11 alpinistas nepaleses e uma americana de 18 anos. Todos conseguiram chegar ao topo do Everest.

Nepal reabriu seus picos para montanhistas no fim do ano passado, depois que a pandemia impediu os alpinistas em 2020. Pelo menos três escaladores, um russo e dois nepaleses, morreram no Everest desde o início desta temporada.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução/Redes sociais