O número de casos confirmados do vírus, foi de 248 até a primeira quinzena de 2021 para 725 no mesmo período de 2022, um aumento de 192%. O Rio Grande do Norte confirmou epidemia de dengue no estado diante da alta de casos da doença, que em apenas 4 meses de 2022 acumulou mais registros do que o total do ano de 2021.

Na capital do Rio Grande do Norte, a epidemia já foi declarada e confirmada pelo departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conta com um gabinete de crise para lidar com a situação. Natal teve aumento de mais de 1.500% nos casos de dengue entre janeiro e abril deste ano, segundo o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, publicado no dia 10 deste mês.

Ainda segundo o boletim epidemiológico, o estado chegou a 11.427 casos prováveis de dengue, uma incidência de 323,93 casos para cada 100 mil habitantes.

A partir dos dados pode-se concluir também o avanço nos demais municípios, um crescimento de 818% aproximadamente no número de casos de dengue confirmados em todo o RN em relação ao ano passado.

Os números registrados até o início de maio,  são quase três vezes maiores que o total de casos nos 12 meses do ano passado: 4.301, segundo o Ministério da Saúde.

Cientistas da UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolveram um método baseado em inteligência artificial que pode prever um surto de infecção pelo vírus da dengue com até seis semanas de antecedência. Assim as autoridades de saúde podem se preparar com certa antecedência sobre o possível risco e executar medidas de contenção.

Alunos da Universidade também utilizam-se de redes sociais para expressar preocupação com infecção já que os mosquitos estão muito presentes no campus

Fonte: Debate Potiguar