O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, vive no Rio Grande do Norte uma disputa interna acirrada. As três maiores apostas da legenda para a eleição de deputado federal travam, antes mesmo de a campanha começar oficialmente, uma batalha pela liderança da nominata.

Analistas políticos projetam que dificlmente o PL terá votos para eleger mais que um deputado federal. Com isso, apenas um dos 9 candidatos do partido será eleito.

Desses 9, o PL conta com pelo menos três pré-candidatos de peso em sua nominata federal: seu presidente estadual e pré-candidato à reeleição João Maia, o pré-candidato à reeleição General Girão e o ex-governador Robinson Faria.

As contas não favorecem o partido e as três principais pré-candidaturas.

Em 2018, cada nominata precisou ter 201 mil votos para eleger um deputado federal. Este patamar deve se repetir nas eleições deste ano.

Com isso, os nove candidatos do PL teriam de alcançar esse número de votos para eleger ao menos um. Naquela eleição, João Maia teve 93 mil votos. Já General Girão teve 81 mil. Ou seja, se os dois repetirem a performance, Robinson e os outros 6 precisariam ter algo em torno de 230 mil votos para que o partido consiga eleger, no máximo, dois parlamentares.

Pelas informações de bastidores, a disputa está acirrada e os três políticos buscam, em seus redutos eleitorais, apoio e espaço necessários para que possam viabilizar suas pré-candidaturas. Até o momento, não existe a mínima possibilidade de um deles abrir mão ou desistir da corrida eleitoral. Portanto, a nominata segue jogando a responsabilidade para os eleitores potiguares decidirem nas urnas quem será o preferido.

Apesar da disputa interna no PL, Robinson Faria tem cumprido agenda percorrendo os municípios do Estado e se reunindo com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes políticos, tendo participado de eventos, como a celebração dos 60 anos de emancipação política da cidade de Ruy Barbosa. O ex-governador segue relembrando, em suas redes sociais, as obras que entregou durante sua gestão à frente, como a Estrada da Castanha e o Hospital Regional de Pau dos Ferros.

General Girão tem concedido entrevistas aos veículos de comunicação do Estado, prestado contas de suas emendas parlamentares que foram entregues ao Rio Grande do Norte e tem usado as suas redes sociais para defender a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), tecer duras críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à administração da governadora Fátima Bezerra (PT), sua adversária nos campos político e ideológico. Também segue defendendo que Jair Bolsonaro garantiu segurança hídrica para o Rio Grande do Norte.

Recentemente, anunciou, por meio de uma publicação em sua rede social, que entrou com uma ação na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) contra o PT Juventude por promover “campanha eleitoral antecipada” em uma escola pública no Estado. “É revoltante o que o Partido das Trevas faz com nossos adolescentes. Invadem um ambiente escolar para apregoar suas falácias eleitoreiras, antes do período legal. Por isso, representamos contra o Partido por promoção de campanha antecipada em um ambiente público, dentro de uma escola em Lajes”, escreveu.

Assim como os seus colegas de partido, o presidente estadual do PL e pré-candidato a reeleição João Maia, sempre calado com a imprensa potiguar, tem andado pelos municípios do Rio Grande do Norte conversado com a população, autoridades da política, participado de entregas e prestado contas das emendas parlamentares que tem enviado para o Estado.

Sem retorno

A reportagem do AGORA RN procurou os três pré-candidatos à Câmara Federal citados na matéria, entretanto, João Maia e Robinson Faria não responderam às mensagens de aplicativo nem atenderam às ligações. A assessoria de General Girão se comprometeu a enviar uma declaração, mas não retornou os contatos.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução